Da oficina ao estúdio: talentos musicais ganham espaço nos Centros Municipais das Juventudes

Espaços equipados e oficinas gratuitas ampliam oportunidades para jovens de 10 a 29 anos

Da oficina ao estúdio: talentos musicais ganham espaço nos Centros Municipais das Juventudes


Texto: Sâmia de Oliveira - Foto: Edson Reis

Já pensou em aprender violão, teclado ou percussão sem precisar ter o instrumento em casa? Ou gravar sua própria música em um estúdio profissional, com tudo disponível e sem pagar nada por isso? Essa é a realidade dos jovens que participam das oficinas oferecidas pelos Centros Municipais da Juventude (CMJs) da Serra — localizados em Jardim Carapina e Planalto Serrano —, que vêm se consolidando como espaços de acolhimento, descoberta e incentivo a novos talentos musicais.

Voltadas a jovens entre 10 e 29 anos, as oficinas de iniciação musical não exigem experiência prévia e são realizadas em salas equipadas com teclado, violão, bateria, microfones, entre outros instrumentos. Os estúdios de música nas unidades também permitem que os participantes vivenciem a produção musical de forma prática e acessível.

Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, iniciativas como essa têm impacto direto na vida de muitos jovens: “A música tem o poder de transformar vidas. Quando o poder público oferece acesso gratuito a esse tipo de formação, estamos abrindo portas, criando novas perspectivas e fortalecendo os sonhos da juventude”.

E quem participa, aprova e se emociona. Veja alguns relatos de quem vive essa experiência transformadora:

“Eu acho a música muito legal, e eu gosto de vir aqui para tocar teclado. Eu não tenho teclado em casa, e aqui eles abrem a porta pra gente poder aprender. E eu acho isso muito legal.”
Ana Julia de Jesus, 15 anos

“Há muito tempo eu queria aprender piano ou teclado, e o CMJ me deu toda a estrutura para aprender.”
Kaio Roriz, 14 anos

“O CMJ é a segunda casa de muitos jovens. Tem quem vem pra cá antes ou depois da escola, só passa em casa rapidinho. Aqui eles encontram acolhimento, orientação, esporte e, principalmente, música. Acredito que a música transforma — ela salva. No estúdio, com equipamentos de qualidade, mostramos que é possível descobrir um talento, ser artista ou simplesmente tocar por prazer. E isso muda vidas.”
Vinnicius Tosta, educador musical de Jardim Carapina

“O professor de música é 10/10 — divertido, gentil e super gente boa. Nas aulas de bateria, aprendi a escutar e entender a música de um jeito totalmente novo. Comecei a pensar, criar, reproduzir e até produzir sons. E o mais legal é que a gente tem a chance de experimentar vários instrumentos. Então, sério: só vem com a gente!”
Hendryhos Cordeiro, 14 anos

“Dá para fazer de tudo um pouco: trabalhamos talentos, impulsionamos entusiastas nos instrumentos musicais, realizamos dublagens, produções e composições, além de fomentar a cultura regional e a expressão artística individual de cada participante.”
Gilvany Pereira, educador musical de Planalto Serrano

As atividades integram as ações da Prefeitura da Serra voltadas ao fortalecimento das juventudes, por meio da promoção da cultura, da inclusão e da ampliação de novas perspectivas de futuro. Com acesso totalmente gratuito, os cursos contribuem para o desenvolvimento de habilidades artísticas, da autoestima, da expressão criativa e do senso de pertencimento nos territórios.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades dos CMJs. Basta levar um documento de identificação com foto.

CMJ Jardim Carapina/Boa Vista
Rua Salvador, Jardim Carapina / Boa Vista II (em cima do CRAS)

CMJ Planalto Serrano
Rua Continental, Bloco A, Planalto Serrano – em frente à Praça do Trabalhador

WhatsApp:
(27) 99671-9266 – Jardim Carapina / Boa Vista
(27) 99273-1548 – Planalto Serrano