Dezembro vermelho: mês de prevenção e conscientização sobre HIV e Aids terá diversas ações na Serra

É importante realizar a testagem rápido de HIV, ofertada pela CTA/SAE da Serra

Dezembro vermelho: mês de prevenção e conscientização sobre HIV e Aids terá diversas ações na Serra


Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/PMS

Esta sexta-feira, 1º de dezembro, marca o Dia Mundial da Luta contra a AIDS, e também dá início a campanha do Dezembro Vermelho - mês de prevenção e conscientização sobre HIV/AIDS. Em razão da importância da data, o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) da Serra realizará uma série de ações no período. 
 
A primeira delas acontece nesta sexta-feira (1º ) mesmo, entre 12 e 18 horas, em Serra Sede, na praça do antigo prédio da Prefeitura. A equipe do CTA/SAE, por meio de uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir),  realizará testagens rápidas para HIV. No dia 5 de dezembro, a ação se repete, porém no Terminal de Carapina, das 8 às 17 horas. 

Já nos dias 4 e 6 de dezembro os pacientes assistidos pelo CTA/SAE, localizado em Rosário de Fátima, terão um acolhimento diferente. Das 7 às 9 horas será ofertado um café da manhã para os presentes. 

No dia 11 dezembro a equipe do CTA/SAE se reúne novamente, desta vez, para panfletar na avenida Central de Parque Residencial Laranjeiras, das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. 

O objetivo é alertar a população sobre a importância da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma das formas de se prevenir do HIV, e da  Profilaxia Pós-Exposição, medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV. 

A programação será encerrada no II Seminário Municipal de HIV/AIDS, que será realizado no dia 14 de dezembro, no auditório do Vitória Apart Hotel, em Boa Vista, Serra. 

Das 8 às 17 horas, servidores públicos da rede municipal de saúde conhecerão melhor o CTA/SAE e seus serviços e terão palestras com temas como direitos da pessoa que vive com HIV; perfil epidemiológico das pessoas que vivem com o vírus; tratamento atual e as novas abordagens; abordagem multiprofissional; e ética e legislação em HIV.

Sobre o CTA/SAE

O CTA/SAE funciona das 7 às 19 horas, mas atende por agendamento nos telefones (27) 3338-6757 e (27) 98166-1141. Está localizados na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra. No local há oferta de preservativos e testes rápídos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O CTA/SAE também realiza orientações e aconselhamento individual com equipe multiprofissional; e acompanhamento médico e laboratorial para os munícipes com diagnóstico de HIV, assim como de hepatites virais e sífilis.

O local possui farmácia especializada para esses agravos e ambulatório de profilaxia pré-exposição (PrEP). Já a  profilaxia pós-exposição (PEP) é realizada nas UPAs de Castelândia, Serra Sede e Carapina. 

Periodicamente, são realizados eventos em áreas de grande circulação (shoppings e terminais de ônibus, por exemplo), para testagem da população.

A equipe do CTA/SAE oferta ainda periodicamente capacitações e palestras sobre os agravos citados com o intuito de qualificar ainda mais os servidores da rede municipal de saúde.