Dia Contra a Violência à Mulher vai oferecer uma série de serviços na Serra
Ações começam nesta terça-feira (10) e se estendem até a próxima semana

Texto: Marcos Sacramento
- Foto: Edson Reis
A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), promove uma série de ações voltadas para a promoção e saúde em defesa dos direitos da mulher.
As atividades acontecem no novo Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica (Cramvis) e fazem parte de uma reflexão sobre o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, que acontece nesta terça-feira (10).
O objetivo da iniciativa é promover conscientizações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e em relação à importância dos cuidados preventivos relativos à saúde feminina.
Nesta semana, as ações acontecem na terça e na quarta-feira, param durante o feriado e retornam na próxima semana, entre os dias 16 e 20 de outubro. O horário será sempre o mesmo, das 8 às 17 horas.
Entre as ações previstas estão:
Mobilização institucional junto aos servidores da Prefeitura, para sensibilizar sobre a importância da luta contra a violência à mulher;
Exames de preventivo colo do útero;
Encaminhamento a mamografia,
vacinação (Covid, HPV e outros);
Aferição de pressão arterial;
Avaliação da taxa de glicose;
Avaliação nutricional;
Programa Proef de orientação à atividade física;
Rodas de conversa;
Assessoria jurídica;
Grupo de acolhimento;
Dia de beleza;
A iniciativa conta também com a participação da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), da Secretaria de Direitos Humanos (Sedir) e das faculdades Multivix e Doctum.
“Aproveitamos a data para levar uma série de serviços de saúde às mulheres da Serra, ao mesmo tempo em que atuamos na conscientização sobre a importância do enfrentamento às violências contra as mulheres”, explica a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota.
Cramvis
O Cramvis é um centro de referência que oferece atendimento qualificado e humanizado a mulheres em situação de violência doméstica. O espaço conta com equipe composta por assistentes sociais e profissionais de psicologia, além de salas privativas para atendimento, sala com brinquedos para crianças, fraldário e área de amamentação.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 ao meio-dia. O acesso aos serviços se dá por demanda espontânea, encaminhamento de outros órgãos ou agendamento.