Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Serra avança na inclusão social
Mais de 2 milhões de recursos destinados à Apae este ano vieram do Fundo Municipal de Assistência Social, por meio de emendas parlamentares

Texto: Grazieli Esposti
- Foto: Dayana Souza-Secom/PMS
Não basta debater políticas públicas sobre pessoas com deficiência e levantar a bandeira do anticapacitista. É preciso promover, de fato, mobilizações para a inclusão social por meio de ações na prática, que gerem segurança e protagonismo das Pessoas com Deficiência (PCD) e suas famílias.
E a Serra, mais uma vez, sai na frente, com importantes entregas realizadas em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Como a que aconteceu, nesta quinta-feira (21), em alusão ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência".
“Antigamente as pessoas com deficiência ficavam em casa, muitas vezes isoladas, eram invisíveis à sociedade. Hoje, a realidade é diferente. Nossas crianças, jovens e adultos estudam, trabalham e cada vez têm mais condições de exercer o protagonismo de suas vidas. E nós, enquanto gestão pública, temos o dever de proporcionar as melhores condições para isso”, enfatizou o prefeito Sergio Vidigal.
Na ocasião, a Secretaria de Assistência Social (Semas), assinou um termo de permissão de uso de bens públicos móveis, onde destinou dois veículos para a Instituição, no valor de aproximadamente R$ 193 mil.
Os carros vão garantir a manutenção dos serviços e atendimentos ofertados especialmente por meio do Programa de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência e a Promoção à Vida Comunitária.
Durante a cerimônia também foi assinado o Termo de Fomento que consolida a cooperação técnica e financeira entre o município e a OSC para a execução de atividades voltadas para os usuários de Centro de Convivência da Apae da Serra.
O Termo visa a melhoria na qualidade do atendimento para 208 pessoas com deficiência no Serviço de Proteção Social Especial, acima de 18 anos, por meio do projeto “Capoeira na Ginga da inclusão”,
“Reiteramos o nosso compromisso de conscientização sobre a importância da promoção de processos e ações de respeito, solidariedade e inclusão às pessoas com deficiência, para que possamos continuar construindo uma sociedade cada vez mais inclusiva e igualitária para todos”, completou a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva.