Direito à moradia: 96 famílias de Vila Nova de Colares receberam casas próprias

As famílias contempladas viviam em áreas de risco; há previsão de mais 180 unidades serem entregues em 2024

Direito à moradia: 96 famílias de Vila Nova de Colares receberam casas próprias

Texto: Daniela Salgado - Foto: Dayana Souza - Secom/PMS

A Prefeitura da Serra entregou, na manhã deste sábado (27), 96 casas para famílias que viviam em áreas de risco de Vila Nova de Colares, mais especificamente no Córrego Laripe. Um dia que ficará marcado para sempre na memória dos beneficiários que, finalmente, podem dormir tranquilos em seus próprios lares.

Foram investidos R$ 4 milhões em 96 unidades habitacionais pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) da Serra. Do total, 16 casas possuem 50,09m² e foram adaptadas e pensadas para as famílias de Pessoas com Deficiência (PcD). As outras 80 possuem 40,26 m². Todas as unidades contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço interna. São duas unidades no térreo e duas no primeiro andar, totalizando quatro casas por bloco.

O Prefeito da Serra, Sergio Vidigal, enfatizou que não conhece as necessidades de Vila Nova de Colares porque ouviu alguém falar, mas sim por conviver e frequentar o bairro.

“Eu sou muito grato pela Serra, de uma forma geral, e por Vila Nova de Colares, que já foi tão discriminado. Em breve, vamos entregar as mil escrituras para residências do bairro e dar Ordem de Serviço para outras. No mais, o que a gente pede é que a comunidade cuide deste patrimônio, que é de vocês. Ele não foi de graça, é do trabalho suado e dos impostos que vocês pagam”, disse Vidigal.

A secretária municipal de Habitação, Cláudia Silva, afirmou que “muitos não acreditavam que essas casas seriam entregues. Essa entrega representa o compromisso da gestão em fazer com que as pessoas acessem o direito à habitação de forma digna. Cada cantinho desses imóveis foi preparado e pensado com carinho”, comentou.

“Que possamos fazer outras entregas como essa e que as pessoas tenham orgulho de morar no Residencial Parque da Vila”, reforçou Cláudia.

“É muito gratificante fazer parte dessa entrega. Em breve, outras 180 unidades habitacionais serão entregues em Vila Nova de Colares. E os projetos para o bairro não param! Recapear a Av. Colares Junior, iniciamos a revitalização da pracinha e foram feitas outras diversas intervenções de drenagem. Hoje é só alegria, parabéns à todos”, comemorou a secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz.

O Residencial Parque da Vila contempla 376 unidades. Destas, 100 foram entregues em 2019. Além das entregues neste sábado, a Sehab prevê mais 180 casas para tirar famílias de áreas de risco.

Realização

Não há outra palavra que resuma melhor o sentimento de receber a casa própria em um local de segurança do que “felicidade”.

Para Daguimar Maria, de 57 anos, é mais um respiro. “Muita felicidade porque não estava mais com condições de morar de aluguel. Receber a notícia que a casa estava pronta foi só felicidade”, afirma.

Para Geiza da Silva, diarista de 44 anos, não é diferente. “Espero essa entrega há 13 anos. Estou muito feliz e satisfeita. Agora é passar o Natal de casa nova”, comemora.

E quem já recebeu a casa em 2019 também foi prestigiar e receber os novos moradores, como a auxiliar de serviços gerais Sandra Santos, moradora há 33 anos de Vila Nova de Colares. “Nós ganhamos a casa há cinco anos. Viemos receber os novos vizinhos, estamos vibrando junto com eles”, garantiu.

Como acessar o benefício?

Novos cadastros habitacionais podem ser solicitados por meio de processo  administrativo eletrônico no site da prefeitura ou no protocolo da sede da prefeitura www.serrasempapel.com.br