Educação da Serra debate efeitos da lei que incluiu estudos da cultura negra nas escolas

Evento vai debater os 20 anos da Lei 10.649/03

Educação da Serra debate efeitos da lei que incluiu estudos da cultura negra nas escolas


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Alana/divulgação

Nas duas décadas de criação da Lei 10.649/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos das escolas, a Secretaria de Educação da Serra (Sedu), por meio da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais, promove o encontro "Café com Lei -  20 anos da lei 10.649/03: desafios e possibilidades".

Será na próxima sexta-feira (24), a partir das 8h, no auditório da Sedu, em Serra-Sede.

“Vamos dialogar sobre os avanços e também sobre as dificuldades na implantação da Lei, destacando as experiências e vivências no município”, explica a coordenadora Juliana Lucas.

O encontro tem como convidados a professora Heloisa Ivone, integrante da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, e também os componentes do grupo de trabalho de Educação para as Relações Étnico-raciais de Cariacica.

Eles irão compartilhar práticas de sucesso nesses 20 anos de Lei e também dos desafios da perspectiva da educação antirracista.

Saiba mais

Sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2003, a Lei 10.639 tornava obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas.

Também detalhava que o conteúdo deveria incluir estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira deveriam ser incluídos em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras.

Também incluiu o 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra" no calendário escolar.