Secretaria de Educação realiza 1º Festival de Xadrez nas Escolas
Competição vai reunir 52 estudantes
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Reprodução/redes sociais
A Secretaria Municipal de Educação (Sedu), por meio da Gerência de Programas de Apoio Pedagógico, realiza o 1º Festival de Xadrez nas Escolas.
A competição vai reunir 52 estudantes das Emefs Professora Eulália Falquetto Gusmann, de Vila Nova de Colares, e Emef Divinópolis - Pastor Oliveira de Araújo, de Divinópolis, ambas de educação em tempo integral.
Haverá ainda a participação de estudantes da Educação Especial da Emef Professora Eulália.
A disputa acontece na próxima quinta-feira (30), das 8h30 às 14h30, na Estação Cidadania Vila Nova de Colares.
Formato da disputa
A competição do festival será dividida por categorias de acordo com a faixa etária participante que contará com a participação de estudantes de 7 a 13 anos. Eles jogarão entre si em quatro partidas durante o dia.
A arbitragem dos jogos será realizada pela equipe de professores das unidades de ensino e estudantes que participaram do projeto de xadrez na escola.
Serão premiados os jogadores do 1° ao 7° lugares com troféus nas categorias femininas e masculinas. Todos os estudantes receberão medalhas de participação.
A competição tem apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setur).
Xadrez como ferramenta pedagógica
A prática do jogo de xadrez trabalha o raciocínio lógico, estratégia, criatividade e tomadas de decisões. Pode ser utilizada ainda em várias disciplinas. Em Matemática, o jogo de tabuleiro é usado no estudo da Geometria e dimensões especiais. Em História, na origem do jogo e suas regras em várias civilizações antigas e de seu desenvolvimento ao longo dos séculos; em Educação Física, na abordagem do fair play; e em Arte, na criação do tabuleiro e suas peças.