Empreendedores terão aporte para desenvolver negócios da economia criativa

A inscrição para a oportunidade deverá ser feita até o dia 19

Empreendedores terão aporte para desenvolver negócios da economia criativa


Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

Uma oportunidade de transformar ideias em potenciais negócios inovadores está sendo ofertada a empreendedores da Serra, por meio do edital CoCreation Lab Espírito Santo.

O programa terá duração de cinco meses e, por meio dele, o empreendedor participa de webinars, workshops, e receberá mentorias personalizadas, acesso a uma plataforma exclusiva, além do acompanhamento de experts em sua jornada; tudo gratuito.

Os selecionados também terão acesso a espaço para reuniões e estações de trabalho compartilhadas com acesso à internet. As inscrições podem ser feitas até o dia 19, por meio de formulário online, disponível no site https://cocreationlab.com.br/editais/ . 

Os interessados têm de enviar propostas de produtos (bens ou serviços) ou processos que transformem ideias inovadoras em negócios potencialmente viáveis prioritariamente nas áreas de economia criativa, principalmente dentro das atividades da economia da cultura. Serão selecionadas 15 ideias que serão desenvolvidas e no final terão a oportunidade de apresentar seu pitch para uma banca avaliadora de peso. 

As propostas devem dispor sobre o problema e ideia de solução,  mercado, perfil do empreendedor e ainda relacionado à gestão com apontamento da equipe, parcerias e recursos prospectados.

O conceito de economia criativa  diz respeito a um conjunto de ações e atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade que geram receita e impacto na economia. Dentro do setor econômico, é possível dizer que está relacionada à produção, distribuição e criação de bens e serviços criativos.

O edital está disponível no link: https://tinyurl.com/3ue472df 

Laboratório

O Cocreation Lab Espírito Santo é um programa da TXM Methods Ltda, em parceria com Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo e Sebrae/-ES, que visa transformar ideias em negócios por meio da metodologia TXM Business. O laboratório é uma pré-incubadora, cuja marca e direitos pertencem à empresa TXM Methods Ltda, e é caracterizado por um espaço de trabalho colaborativo com foco em desenvolver ideias inovadoras

Umas das incubadoras do laboratório está alocada na Serra, dentro do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Vamos entender os termos? 

 . Pré-incubadora é um ambiente de inovação cujo principal objetivo é oferecer suporte às pessoas/equipes/empreendedores que estão na fase de criação do seu negócio, ou seja, na fase de ideação. Essa transformação se dá por meio de um processo com metodologia que utiliza serviços de consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos e apoio institucional além de networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento 

. Pré-incubação: fase destinada à validação do empreendimento por meio da estruturação de seu plano de negócio. É importante ressaltar que os empreendedores nessa fase não possuem uma empresa formalizada, um produto/serviço/processo pronto a ser comercializado, nem um plano de negócios totalmente definido. São ofertados serviços como mentoria, assessoria, capacitações, cursos, entre outros.

 . Pitch: é uma apresentação de quatro minutos que mostra uma visão geral de uma ideia, produto, serviço, pessoa, ou negócio, projetado para atrair rapidamente a atenção e convencer os ouvintes a se interessar mais naquilo que está sendo dito. Cabe destaque ao conceito de “Pitch elevator” que tem uma previsão de 1 minuto. 

. Economia da Cultura: Trata-se do conjunto de atividades culturais com impacto econômico. Pode-se incluir neste conjunto qualquer prática direta ou indiretamente cultural que gere valor econômico, além do valor cultural. A economia é, portanto, uma das dimensões da cultura. E a “economia da cultura” constitui um campo da economia.