Guarda Civil Municipal da Serra atendeu mais de 7.500 ocorrências em quatro meses

Número é expressivo e chega próximo das ocorrências atendidas durante o ano de 2021

Guarda Civil Municipal da Serra atendeu mais de 7.500 ocorrências em quatro meses


Texto: Daniela Salgado - Foto: Gabriel Barroso - Secom/PMS

A presença da Guarda Civil Municipal (GCM) está cada vez mais forte na Serra. Somente neste ano, até o mês de abril, a GCM já atuou em 7.572 ocorrências e realizou 6.681 ações preventivas. 

Esse expressivo número foi atingido porque a corporação atua de forma inteligente e estratégica, com base nos dados reunidos pelo Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra (Ospie). Os concretos dados visam a melhor distribuição do efetivo de forma que alcance todos os bairros do município.

A Guarda ainda conduziu 68 suspeitos e apreendeu 22 armas de fogo. Nestes quatro meses, a GCM recuperou 65 veículos, em uma média de 3 a 4 recuperações por semana; e apreendeu outros 16 veículos.

Até abril, foram feitas 90 ações preventivas em estabelecimentos de ensino - ressaltando que janeiro é um mês de férias escolares - e registrados 49 crimes de tóxicos. 

Os dias da semana em que mais ocorrências foram registradas foram na sexta, com 20,16% dos casos; no sábado com 18,47%; e em terceiro lugar o domingo, com 17,9%dos casos.

A comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, Laís Araújo, pontua que, com os investimentos na corporação, é possível distribuir mais os agentes e, consequentemente, atingir mais lugares. 

“Até 2023, a GCM já tinha recebido novas viaturas, renovação do armamento e também foi aberto um concurso público com 150 vagas para compor no efetivo. O objetivo é estar cada vez mais próximo da população e levar a sensação de segurança para os bairros. A redução de 17,52% nos crimes contra o patrimônio em 2024 prova que a Guarda, em conjunto com as demais forças de segurança, está trabalhando a todo vapor”, explica a comandante.