Horta colaborativa em Ourimar incentiva a economia solidária e a alimentação saudável

A comunidade foi transformada com o projeto, iniciado em 2021.

Texto: Grazieli Esposti e Marcos Sacramento - Foto: Arquivo EDP

A Horta Colaborativa, “Plantando Sonhos, Colhendo o Futuro”, cresceu e está de cara nova. E para celebrar esta transformação, iniciada em novembro de 2021, foi realizada no dia 04 de abril, uma solenidade com a presença de representantes da Prefeitura da Serra, parceira do projeto, criado pela EDP, além da comunidade e voluntários envolvidos.

O objetivo do projeto é dar novo sentido a um terreno viciado de lixo, localizado abaixo da rede de transmissão da EDP, no Bairro Ourimar, e foi desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura da Serra, por meio das Secretarias de Agricultura e Pesca (Seap), Serviços (Sese), Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Meio Ambiente (Semma), a concessionária de energia, a organização Atitude Inicial e o Incaper.

Para o diretor da Seap, David Cruz, responsável pelas ações, este projeto cuida, ao mesmo tempo, das pessoas e do Meio Ambiente, um compromisso da atual gestão. “A horticultura no município é uma importante ferramenta para incentivar a economia solidária e a alimentação saudável. Temos muito a comemorar”, completa.

Segundo o Secretário da Semma, Cláudio Denícoli, “a Horta Colaborativa amplia as oportunidades de acesso à renda e de melhorias na saúde. A ideia de transformar um antigo lixão em uma área referência em produção de alimentos, promoção de saúde e oportunidade de geração de renda para a comunidade é motivo de muito orgulho para esta gestão”, comemora.

Além da Horta Comunitária (plantas condimentares/temperos), outras atividades foram conduzidas no espaço pelos voluntários do bairro Ourimar e entorno, a partir da sensibilização das pessoas e das capacitações. Plantas medicinais, produção de mudas de espécies nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANC´s) são outras opções encontradas no local, localizado no encontro das ruas Alfredo Galeno com José Bonisem.