Intercâmbio de conhecimento literário e geográfico na EJA

O projeto que integrou o LiteraSerra, teve por objetivo despertar a curiosidade e o interesse dos alunos por meio do visual, escrita e artística sobre os conteúdos

Intercâmbio de conhecimento literário e geográfico na EJA


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

O projeto LiteraSerra vem transbordando bons resultados desde que teve sua estreia. Adentrando as salas de aula como teoria e  transformado em práticas, vivências e muitas histórias para serem contadas. No Ensino de Jovens e Adultos, o retorno é de 100%. O projeto tem sido acolhido e vivido todos os dias. 

E mais uma ação entrou pra história. Na última terça-feira (20), a EJA na Emef Belvedere realizou o primeiro intercâmbio de conhecimento com a EMEF Jardim Bela Vista. O assunto dessa vez foi ainda mais além. A abordagem tratada foi a literatura na geografia. 

O projeto que integrou o LiteraSerra teve por objetivo despertar a curiosidade e o interesse dos alunos por meio do visual, escrita e artística sobre os conteúdos: relevo e vulcanismo da América, ação natural e ação humana sobre o meio natural e riqueza mineral, assim, incentivando-os à leitura e compreensão sobre o tema. 

O livro Viagem ao centro da Terra foi utilizado como obra literária. Ele instiga a criatividade quando indaga que no subsolo existem coisas além de nossa imaginação e propõe aprendizagens como identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas, interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

O intercâmbio foi uma forma diferenciada de juntar geografia, uma vez que a ideia de troca física de localização abrange os assuntos abordados, com o tema literário. 

Robson Alves da Silva, professor responsável pelo projeto Geografia 3D: Relevo e Vulcanismos, uma viagem ao centro da Terra, falou sobre o projeto. 

“O projeto Geografia 3D-Estrutura terrestre, relevo e riqueza mineral desenvolvido com os alunos da EJA da EMEF de Belvedere, é construção de ideias e amizades e alcance de conhecimentos acadêmicos sobre minerais e rochas para toda a comunidade escolar que esteve no evento de apresentação dos trabalhos prontos. Tivemos sucesso no projeto, pois não trabalhamos apenas com a mente e com as mãos, mas com o coração, imprimindo nossos sentimentos nas peças apresentadas” disse.