Investimento na cultura: inscrições do programa Fundo a Fundo da Cultura estão abertas

As inscrições devem ser realizadas pelo site do Mapa Cultural do Espírito Santo até o dia 08 de julho

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Secom

Atenção, artistas, produtores e público geral da cultura! Abriu, na tarde desta quinta-feira (25), as inscrições para o edital de fomento à cultura, Fundo a Fundo, ciclo 22/23 da Serra. As inscrições vão até o dia 08 de junho, para os pareceristas, e 08 de julho para o público geral.

Para os interessados, o edital pode ser encontrado aqui mesmo no site, na aba da Secretaria de Turismo. As inscrições serão realizadas na plataforma do Mapa Cultural do ES (https://mapa.cultura.es.gov.br/), na aba de "Oportunidades". É necessário que o proponente crie um perfil na plataforma do Mapa Cultural do ES, caso não possua, deve acessar o site https://mapa.cultura.es.gov.br/autenticacao/) para criar.

Editais

Serão sete editais para a Serra, sendo os seguintes recursos e categoriais artísticas:

EDITAL 001 – PROJETOS DE ARTE PÚBLICA: seleção de Pessoa Jurídica para criação, produção e instalação de obras de arte escultórica em ambientes públicos da cidade. O valor total do presente edital é de R$200.000,14 (duzentos mil reais e quatorze centavos), contemplando: - 02 projetos com valor individual de R$ 50.000,07 (cinquenta mil reais e sete centavos), - 02 projetos com valor individual de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) e, 04 projetos com valor individual de R$12.500,00 (doze mil e quinhentos reais).

EDITAL 002 – FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO CULTURAL: seleção de Pessoa Física ou Jurídica, para realização de projetos de incentivo e fomento a diversidade cultural, por meio de ações e atividades de formação e capacitação cultural. O valor total do presente edital será de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), contemplando 05 (cinco) projetos com valor individual de 10.000,00 (dez mil reais).

EDITAL 003 – ECONOMIA DA CULTURA FRUIÇÃO: seleção de Pessoa Física ou Jurídica, para realização de projetos de valorização da diversidade cultural e artística da cidade. O valor total do presente edital é de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), contemplando: 16 (dezesseis) projetos com valor individual de R$21.875,00 (vinte e um mil, oitocentos e setenta e cinco reais).

EDITAL 004 - PROJETOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: seleção de projeto de proponente Pessoa Jurídica para realização de atividades de valorização da memória e do patrimônio histórico e cultural local, por meio de programa de educação/sensibilização patrimonial. O valor total do presente edital é de R$ 100.000,00 (cem mil reais), contemplando 01 (um) projeto com valor individual de R$100.000,00 (cem mil reais).

EDITAL DE PRÊMIOS 005: PRÊMIO “MESTRE ANTÔNIO ROSA”, PARA MESTRES DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO DA SERRA: concessão de prêmio com o objetivo de incentivar, salvaguardar e preservar as culturas populares e tradicionais do município da Serra, por meio de seus detentores. O valor do presente edital é de R$ 100.000,00 (cem mil reais), contemplando 20 (vinte) prêmios para projetos de manutenção de grupos e manifestações das culturas populares, com valor individual de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). O objetivo do Edital tem por finalidade reconhecer e premiar a atuação de Mestres e Mestras de bandas de congo e de grupos de Capoeira do Município da Serra, que contribuem para o fortalecimento da identidade cultural local, regional e brasileira.

EDITAL DE PRÊMIOS 006 – PRÊMIO “MESTRE CAFÉ” DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA GRUPOS DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO DA SERRA: seleção de projetos de atividades de valorização, promoção e divulgação do patrimônio imaterial realizados por grupos de cultura popular do município da Serra, que visem a realização de eventos, de intercâmbios, circulação e popularização de grupos da cultura popular do município da Serra, com apresentações no município e em diferentes cidades do Espírito Santo e do país. O valor total do presente edital é de R$ 103.508,14 (Cento e três mil, quinhentos e oito reais e quatorze centavos), contemplando: 03 (três) projetos com valor individual de R$ 34.502,71 (Trinta e quatro mil e quinhentos e dois reais e setenta e um centavos).

EDITAL DE SELEÇÃO DE PARECERISTAS 007: seleção de pareceristas para análise, parecer e aprovação dos projetos apresentados aos editais publicados. O valor total do presente edital é de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), contemplando 10 (dez) pareceristas com o valor individual de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

Saiba mais sobre o edital

O Fundo a Fundo da Cultura é um programa pioneiro no país, do Governo estadual em parceria com os municípios. Ele tem por objetivo fomentar e incentivar a criação, produção e distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.
Para o ciclo de 22/23 o investimento foi de aproximadamente 930 mil reais.