IPS é destaque nacional em gestão e fomento à cultura previdenciária 

É o que aponta a Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) 

IPS é destaque nacional em gestão e fomento à cultura previdenciária 


Texto: Daniel Vargas - Foto: FreePik

Duas notícias excelentes para a Serra: a primeira é que o IPS é 7º lugar do Brasil em Governança na categoria grande porte, ou seja, está entre os dez melhores Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) do País, de uma lista de 106 que possuem mais de cinco mil segurados.  

O resultado é alusivo ao 13º Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária e foi publicado esta semana no site da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). A relação com os institutos vencedores está disponível no link https://bit.ly/3UL5QFg

Para chegar ao resultado, a Associação avaliou 54 quesitos e documentos comprobatórios de itens relacionados à transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social.  

A cerimônia do Prêmio acontecerá durante o 21º Congresso Nacional de Previdências da Aneprem, que será realizado em Bento Gonçalves/RS, entre os dias 21 e 23 de novembro deste ano. 

Mas os motivos de alegria não param por aí! A autarquia também será citada no Congresso como exemplo de fomento à cultura previdenciária, devido ao projeto ‘Profissionalização da comunicação para excelência dos RPPSs’, elaborado pelo analista de Comunicação Daniel Vargas. 

O projeto foi considerado pela Associação como o 3º melhor do Brasil em 2022 na categoria ‘Relacionamento com a Sociedade’ (https://bit.ly/3tonAuA)  e, em razão do destaque e importância do tema, fará parte da palestra de uma das mais respeitadas autoridades brasileiras na área de Previdência, o conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Domingos Taufner. 

É importante salientar que o projeto do IPS está entre os seis que foram selecionados por Taufner para a palestra, de um total de 49 analisados pela Aneprem entre 2021 e 2022.  

A diretora-presidente Christiani Vieira comemorou os resultados. “Não apenas pelas avaliações da Aneprem e do Domingos, as quais ficamos muito honrados, mas pelo que representa em termos de reestruturação do Instituto e da busca por excelência de nossos servidores”. 

E lembrou: “Em 2021, já havíamos conquistado dois prêmios de Inovação, com base no que idealizamos com o prefeito Sergio Vidigal: o 2º lugar do Brasil na categoria 'Segurados' e o 5º em 'Transformação Digital'. Agora, vamos com tudo para implantar a solicitação de aposentadoria on-line e alcançar a certificação Pró-Gestão!”