Mobilidade Urbana: prefeitura realiza pesquisa para melhorar trânsito

O objetivo é mapear os meios e os tempos de deslocamento que os cidadãos utilizam para se locomover pelo município

Mobilidade Urbana: prefeitura realiza pesquisa para melhorar trânsito


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

A prefeitura da Serra, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realiza entre os dias 16 deste mês e 15 de dezembro pesquisa de “Origem e Destino” em três mil domicílios da cidade. O objetivo é mapear os meios e os tempos de deslocamento que os cidadãos utilizam para se locomover pelo município.

A pesquisa faz parte da revisão do Plano Diretor Municipal e Plano de Mobilidade. Com os dados em mãos será possível saber quais são os maiores gargalos enfrentados pelos moradores da Serra na locomoção diária. 

CONFIRA AQUI A PÁGINA DOS PLANOS

Os domicílios visitados serão escolhidos por meio de sorteio realizado pela empresa contratada pela prefeitura. Os pesquisadores estarão identificados e o morador sorteado deverá estar disponível para responder as perguntas. 

A revisão dos planos Diretor e de Mobilidade demanda a realização de diversas pesquisas. Já foram ouvidos ciclistas, usuários de terminais, além de contagem de veículos em pontos focais da cidade. 

Após a compilação dos dados, será possível, por exemplo, calibrar os resultados e planejar rotas de ônibus, construção de vias e até mesmo alteração no sentido das ruas. 

Contribua:

Dê sugestões a revisão do Plano Diretor Municipal e do Plano de Mobilidade. Basta encaminhar as pautas para: pmsplanos@gmail.com.