Não conhece o Cadastur? Saiba os benefícios de cadastrar seu empreendimento

O Cadastur, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

Não conhece o Cadastur? Saiba os benefícios de cadastrar seu empreendimento

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Bianca Oliveira/Secom - PMS

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. E a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio do Departamento de Turismo, tem a missão de mostrar a importância do Cadastur para as empresas do setor turístico do município.

Quando a empresa ou pessoa física é cadastrada, demonstra a organização, legalidade e profissionalismo que possuem dentro de seu segmentos de atuação, reforçando responsabilidade não só na prestação de seus serviços, mas também na divulgação e visibilidade do município no desenho do Mapa Turístico do Brasil.

Dentre os benefícios, tem a divulgação do empreendimento realizada no site do Ministério onde os turistas que buscam informações sobre a cidade podem conhecer melhor restaurantes, hotéis, pousadas, entre outros.

O Departamento de Turismo da Serra tem buscado a participação dos prestadores de serviços nas ações e definições de políticas para o setor, mostrando os benefícios que o cadastramento traz para o segmento. Quem for cadastrado pode usufruir de vários benefícios, além de participar da organização, fomento e fortalecimento do turismo da Serra, visando cada vez mais o desenvolvimento do setor.

O Cadastur é obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O diretor Municipal de Turismo da Serra, Luciano Andrade, falou sobre a importância de os empreendedores atualizarem ou realizarem o cadastro do Cadastur.

“A adesão dos empreendimentos e prestadores de serviços à plataforma Cadastur do Ministério do Turismo é gratuita e muito importante para o desenvolvimento do turismo em nosso Município. A inscrição possibilita que os empreendimentos tenham acesso a linhas de crédito como Fungetur e também possibilidades de participação de feiras e eventos ligados à promoção turística. Já o turista consegue de forma muito prática pesquisar empreendimentos e prestadores de serviços ligados à cadeia produtiva do turismo como: guias de turismo, meios de hospedagem, restaurantes, transportadora turística dentre outros” disse.

Luciano ainda completou dizendo que o Cadastur é uma ferramenta que estimula a competitividade de serviços, produtos turísticos e promove a qualificação do destino Serra-ES.

Segue abaixo o passo a passo para realização do Cadastur e adesão ao Selo do Turismo Responsável, ambos gratuitos.

Passo a Passo:

1º Passo: Caso ainda não tenha, faça seu cadastro/chave na plataforma do Governo Federal:

2º Passo: Assim que finalizar o cadastro na Plataforma Gov.br, acesse a plataforma do Cadastur e faça o registro do empreendimento turístico. É simples, basta seguir as orientações e inserir as informações pertinentes ao empreendimento.

Com o cadastro finalizado aguarde a validação por parte da Secretaria de Estado do Turismo – Setur. Telefone: (27) 3636-8015 - (27) 98868.0469 E-mail: cadastro@turismo.es.gov.br

3º Passo: Após validação, seu certificado já estará disponível para impressão.

Acesse Cadastur: