Obra da Cidade mais votada no Orçamento Participativo inicia nesta sexta (1º)

O Binário da Norte Sul vai desafogar o trânsito na região

Obra da Cidade mais votada no Orçamento Participativo inicia nesta sexta (1º)

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação Seob/PMS

A demanda mais votada na consulta pública do Orçamento Participativo 2022,  como Obra da Cidade, o Binário da Norte Sul, já terá ordem de serviço nesta sexta-feira (1º), em Jardim Limoeiro. A obra foi escolhida pela população serrana com 51,85% dos votos.

A segunda mais votada foi o Mergulhão de Bairro de Fátima /  Eurico Salles com mais de 25% das escolhas. A terceira colocação ficou com a obra do Trevo Serra Sede/São Domingos, que contou com 22,6% dos votos.

Essas intervenções foram elencadas na categoria “obra da cidade”, mas o OP contou com propostas em diferentes áreas que também puderam ser votadas pelo munícipes, onde puderam escolher até três ações dentro dos temas saúde, educação, assistência, empreendedorismo, segurança e infraestrutura.

A consulta pública foi realizada pela internet e contou com 1.770 participações, o que significa um aumento de 243% em relação à última plenária do orçamento participativo, realizada em 2018.

O processo de escolhas das obras do Orçamento Participativo foi realizado em várias etapas, iniciando-se com a votação on-line.

Depois veio a análise de viabilidade técnica e orçamentária dos pedidos. Para finalizar esse processo a Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) seguirá com as plenárias elencando as prioridades dentro dos temas saúde, educação, assistência, empreendedorismo, segurança e infraestrutura, para cada região.

- Relembre detalhes das obras da cidade

Binário da Norte-Sul - A obra custará aproximadamente R$ 70 milhões. Será feita da entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro. Esse trecho se tornará de mão única em três faixas no sentido Vitória x Serra.O projeto prevê, ainda, que os motoristas que seguirem no sentido oposto terão que passar pela avenida Lourival Nunes (paralela à Norte Sul), que também passará a ter três faixas. A alteração será feita em cerca de 1,7 quilômetro.

Mergulhão Bairro de Fátima/Eurico Salles -  O mergulhão será construído no cruzamento da avenida Norte Sul com a avenida João Palácio, na divisa de Serra com Vitória, próximo ao shopping Mestre Álvaro. O investimento tem como principal objetivo acabar com o gargalo no trânsito que se forma nessa região, principalmente nos horários de pico. Serão investidos aproximadamente R$ 50 milhões.

Trevo Serra Sede/São Domingos - Obra com objetivo de destravar o trânsito da região de Serra Sede e do bairro São Domingos. O projeto contempla a construção de um viaduto e um novo contorno em pista dupla na extensão aproximada de 5 km, interligando a avenida Audifax Barcelos Neves. Serão investidos aproximadamente R$ 40 milhões.