Operação Coletivo Seguro em Jardim Limoeiro alcança 360 pessoas

Foram 12 ônibus de diferentes linhas abordadas

Operação Coletivo Seguro em Jardim Limoeiro alcança 360 pessoas


Texto: Daniela Salgado - Foto: Divulgação/GCM

A Operação Coletivo Seguro não para! Nesta semana, mais uma ação foi realizada em Jardim Limoeiro, local de grande circulação de transporte público coletivo e alto fluxo de pessoas. Durante a ação, 12 ônibus de diferentes linhas foram abordadas.

No total, 360 pessoas foram impactadas com a ação. A operação tem o objetivo de levar o patrulhamento preventivo para dentro dos ônibus, gerando sensação de segurança e inibindo possíveis delitos, com foco no furto e roubo.

A operação contou com a participação do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra e da Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES).

As ações têm sido um caso de sucesso na Serra. De janeiro a abril deste ano, houve uma redução de quase 40% nos casos de furtos e roubos dentro de transporte coletivo. Em 2023, de janeiro a abril, foram registrados 759 casos. Já em 2024, neste mesmo período, foram registrados 470 casos.

“A operação Coletivo Seguro é uma grande iniciativa da Guarda Civil Municipal em conjunto com outras forças de seguranças e policiais. Os locais onde são feitos essas ações são escolhidos por meio de mapeamento estratégico e índice de crime/violência. Desde quando a operação foi intensificada, em agosto de 2023, podemos analisar uma redução expressivas destes delitos dentro dos ônibus”, afirma a comandante da GCM, Laís Araújo.