Orçamento Participativo: reuniões serão realizadas nas 11 regiões

Os encontros se iniciam nos próximos dias

Orçamento Participativo: reuniões serão realizadas nas 11 regiões

Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

Nos próximos dias, o relatório com as obras do Orçamento Participativo (OP) da Serra será apreciado pelos representantes da Assembleia do Orçamento Municipal (AMO), por meio de seus delegados. Serão realizadas reuniões nas 11 Regiões do OP, que incluem todos os bairros do município.

Durante os encontros, os delegados irão definir as prioridades para cada região do município, de acordo com as necessidades específicas dos bairros. A seleção foi feita obedecendo aos seguintes critérios:  alinhamento ao Plano de Governo, propostas estabelecidas no PPA e na LOA, disponibilidade de recurso financeiro, adequação ao orçamento destinado para a região e possibilidade de conclusão durante o mandato.

O documento que será apresentado aos delegados contém os projetos que foram apontados pela população como prioritários por meio de consulta pública e que passaram por uma triagem técnica para indicar a viabilidade de serem realizados.

A Diretora do Núcleo do Orçamento Participativo, Daniele Frasson, explica que o cronograma do OP está sendo seguido sem atraso. Ela pontua que todo o processo do Orçamento, inclusive com consulta pública, é necessário para garantir que as ações tenham possibilidade de serem realizadas .

“Não queremos repetir o que ocorreu nos últimos anos. A população fazia o pedido, mas na hora que o processo chegava na Prefeitura apresentava problemas técnicos como falta de área para a construção, o valor da obra real era bem diferente do estimado pela comunidade, dentre outros que inviabilizavam a ação”, explica Daniele..