Praia Limpa conscientiza banhistas e retira 37 kg de lixo em Carapebus

Próxima ação será em janeiro, em Bicanga

Praia Limpa conscientiza banhistas e retira 37 kg de lixo em Carapebus

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Semma

Iniciada no último sábado (17), a Campanha Praia Limpa retirou das areias de Carapebus resíduos como plástico, vidro, isopor, restos de cigarros e conscientizou banhistas sobre a necessidade de não deixar resíduos nas praias.

No total foram mais de 37 kg de resíduos variados. "Parece pouco, mas não podemos nos esquecer que materiais como plástico e a guimba de cigarro são super leves. Foram três sacolas de 50kg cheias de plásticos amassados", explica a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Isis Menezes.

A equipe do DEA teve apoio de voluntários da prefeitura, da comunidade e de associações de moradores. A ação contou também com a participação das entidades parceiras Amigos do Coral e Beach Clean e de agentes do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), que distribuíram sacolas de câmbio para motoristas.

Os materiais considerados recicláveis coletados foram entregues a Daniel Nonato, morador da região que possui uma empresa de reciclagem. "Eu tenho o compromisso com o meio ambiente e tenho orgulho em dizer que reciclamos muitas toneladas de resíduos por ano. Poder contribuir com os projetos apoiados pela prefeitura em nossa praia é fundamental para a consciência ambiental, o que mais me empolga é saber que eu estou diminuindo a poluição do mar, das nossas lagoas e também ter o poder de gerar renda", destaca Nonato.

A próxima campanha será na praia de Bicanga, no dia 07 de janeiro.

Balanço detalhado:

11,5 kg plástico;