Prefeitura recebe acervo de literatura africana e afro-brasileira

Prefeitura recebe acervo de literatura africana e afro-brasileira

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Sedu-PMS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Vieira de Rezende, localizada no bairro Central Carapina, na Serra, foi contemplada com um rico acervo de literatura africana e afro-brasileira. Ao todo, foram doados 212 títulos que destacam a cultura negra e a diversidade e que agora passarão a compor a biblioteca da escola.

A doação do acervo e a formação de professores fazem parte das ações do Projeto de Pesquisa Aplicada “LitERÊtura: Formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura afro-brasileira e africana”, que está sendo realizado com apoio financeiro do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e conta com apoio institucional da Proex-Ufes e da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER), além da Secretaria Municipal de Educação da Serra.

"Ressaltamos a importância desse acervo dentro do contexto de uma Educação para Relações Étnico-Raciais, pois além da História e cultura africana e afro-brasileira, torna-se imprescindível contemplar a representatividade, a ancestralidade africana e as artes. A literatura é uma ferramenta potente de valorização da identidade negra", disse a subsecretária municipal de educação, Luciana Galdino.

Os livros com temáticas africanas e afro-brasileiras, doados pelo Projeto LitERÊtura, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo à EMEF Antônio Vieira de Rezende, retratam meninas e meninos negros em seus cotidianos familiares de forma positiva, valorizam a estética negra e o cabelo crespo e contemplam a ancestralidade e herança africana, contribuindo para uma educação antirracista e promoção de uma sociedade que valoriza a constituição e história do seu povo.

Durante o primeiro semestre deste ano, a unidade de ensino participou de curso de formação de professores dedicado a literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira.

O projeto também tem presenteado os educadores do município com importantes debates em formato virtual (lives), que contam com a participação de renomados professores e pesquisadores do cenário estadual e nacional.  A terceira e penúltima live do “ÀGBÁRA ÒRÒ - Ciclo de debates sobre educação das relações étnico-raciais e literatura infantil” acontecerá no dia 17 de junho às 19h no canal do Youtube Educa Serra.

O tema será: “A ESCRITA LITERÁRIA: AUTORAS NEGRAS DE LITERATURA INFANTIL”, com as escritoras Lucimar Rosa Dias (UFPR) e Nilma Lino Gomes (UFMG). A mediação será feita por Débora Araújo (Coordenadora do LitERÊtura - Ufes).