Produtores da Serra fazem visita técnica à agroindústria de cacau

A atividade é o último módulo do curso sobre a produção do fruto

Produtores da Serra fazem visita técnica à agroindústria de cacau

Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

Produtores rurais da Serra fazem, nesta quarta-feira (05), visita técnica a uma agroindústria em Anchieta, onde são feitos o plantio, a colheita e o beneficiamento do cacau.

A atividade é o último módulo do curso sobre a produção do cacau, que está sendo ministrado pela Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Durante as aulas, 13 produtores já aprenderam sobre a formação da lavoura, poda e produção e ainda sobre enxertia em cacaueiro. Segundo o coordenador do escritório local do Incaper na Serra, Joelson Sutil Jesus Ferreira, o cacau é uma cultura que pode ser intercalada, aliando o respeito à natureza e o ganho econômico na propriedade.

Ele explica que no cinturão de Barcelona e no Morro Mestre Álvaro, os produtores têm a mata existente como aliada na implantação das lavouras.  “Isso porque o cacaueiro se adapta bem ao sombreamento. Já nas áreas abertas, como as pastagens existentes no Mestre Álvaro, vislumbramos a possibilidade de realizar a cobertura vegetal com arranjos produtivos como os Sistemas Agroflorestais (SAFs), utilizando a combinação do plantio do cacau com a seringueira, árvores frutíferas e também arvores nativas".