Projeto que levou a ganho de receita na Serra é destaque nacional

Ferramenta proporcionou ganho de mais de R$ 40 milhões aos cofres públicos

Projeto que levou a ganho de receita na Serra é destaque nacional


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube/Acervo - PMS

Um projeto desenvolvido pela Secretaria da Fazenda da Prefeitura da Serra é um dos destaques do evento “Governos do Futuro”, promovido pela instituição Gove entre os dias 09 e 11 de novembro. Foram abordados temas que evidenciam e estimulam a gestão de dados, pessoas, competências, serviços digitais, foco no usuário e capacidade institucional.

A Prefeitura da Serra foi representada pelo servidor Eduardo Loureiro, diretor de Administração Tributária da Sefa. Ele integra o painel “Inovação na Secretaria de Fazenda: desafios e cases”, previsto para a sexta-feira, às 11 horas.

Durante o painel, o servidor vai apresentar o projeto “Sped Serra: Ferramenta de Análise Dinâmica do Valor Adicionado Fiscal”, iniciativa que levou o município a obter um ganho considerável de receita. 

“O projeto Sped Serra proporcionou um ganho de receita de mais de R$ 40 milhões no repasse de ICMS em 2022. Sendo que as projeções para 2023 são ainda melhores. Essa experiência de sucesso, inovadora, que estamos levando para o Governos do Futuro 2022”, destaca o servidor Eduardo Loureiro.  O projeto foi desenvolvido no programa de Inovação e Conhecimento Aplicados na Administração Tributária Municipal implementado pela atual gestão municipal. 

O Secretário da Fazenda da Serra, Henrique Valentim, destaca que desde o início da atual gestão o foco da Secretaria da Fazenda foi criar formas de facilitar a interação entre contribuinte e a Prefeitura, além de usar a tecnologia, capacitação e eficiência do corpo técnico para aumentar a arrecadação municipal. 

“Não estamos aumentando impostos para arrecadar mais, e sim sendo mais eficientes para apurar o que é devido aos cofres públicos, sendo que é através do que o município arrecada que se torna possível efetuar melhorias em serviços prioritários como Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social”, destaca o secretário, que também é Vice Presidente do Fórum Nacional de Secretários da Fazenda e de Finanças, 

Valentim finaliza que essa interação entre cidades do país inteiro, trocando experiências de sucesso, é fundamental para o aprimoramento das administrações tributárias dos municípios. 

Foi realizado de forma on-line e contou com a presença de profissionais de inovação e da área tributária de todo o país.