Cuidando das pessoas: Saúde da Serra fará oito mil ultrassonografias em junho

A Serra vai quadruplicar a quantidade de exames feitos

Cuidando das pessoas: Saúde da Serra fará oito mil ultrassonografias em junho

Texto: Rodolpho Paixão - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

A Prefeitura da Serra continua trabalhando para atender, cada vez melhor, as famílias serranas. E, a partir deste sábado (3), dá início a uma nova ação para acelerar os procedimentos na rede municipal de Saúde, que vai aumentar em 400% o número de exames de ultrassonografias feitos em um mês.

A ação, que é inovadora, acontecerá no Laboratório Multimagem de Laranjeiras, onde cerca de 300 pessoas serão atendidas, a partir das 7 horas, e terão seus exames realizados.

Apenas em junho, o número esperado de ultrassonografias será de até oito mil exames realizados. Um verdadeiro marco na saúde municipal, e que vai desafogar boa parte da fila pelo procedimento na rede, que hoje tem média de dois mil ultrassons realizados por mês.

Vale salientar que a medida para acelerar a fila de exames vai atender pacientes já agendados, que aguardam pelo procedimento na rede municipal de saúde. Para ter acesso, o usuário da rede deve receber encaminhamento de médico ou profissional habilitado da rede básica, ou especializada em saúde.

Os exames de ultrassonografia oferecidos pela rede municipal são realizados por meio de contrato firmado com clínicas conveniadas. No Hospital Municipal Materno Infantil, localizado em Colina de Laranjeiras, também são realizados exames de imagens, contudo, responsável pelo procedimento em gestantes e puérperas, sendo devidamente equipado para atender esse público.

Além de ultrassonografia, a Prefeitura Municipal da Serra oferece uma gama de exames de imagem para melhor atender o cidadão. Ao todo, 3.707 pacientes passaram por exames como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, no último mês.