Saúde: novos conselheiros Locais e Gestores tomam posse sábado (13)

A expectativa é reunir ao todo 340 conselheiros no auditório da sede da Secretaria Municipal de Saúde

Saúde: novos conselheiros Locais e Gestores tomam posse sábado (13)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/Secom

No próximo sábado (13), a partir das 9 horas, tomam posse os novos conselheiros dos Conselhos Locais e Conselhos Gestores de Unidades e Serviços de Saúde da Serra. O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em Serra Sede.

Tomarão posse 48 conselhos escolhidos em Assembleias Eleitorais realizadas no início de 2024. A expectativa é de que o evento reúna ao todo 340 conselheiros.

O evento contribui para a legitimidade democrática da participação popular, com a promoção da corresponsabilidade no controle social e no planejamento das ações no âmbito da saúde, além de fortalecer a atuação dos conselheiros nos segmentos Gestor, Trabalhador da Saúde e Usuário do SUS,  para o processo decisório de gestão da saúde.

Conselhos Locais e Conselhos Gestores

Os Conselhos Locais de Saúde e os Conselhos Gestores de Saúde são instâncias colegiadas de caráter permanente, propositivo e deliberativo no âmbito local.

Têm por finalidade garantir a participação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde e gestores da área na formulação de estratégias, controle e fiscalização da execução da política local de saúde.

Compete aos Conselhos Locais e Conselhos Gestores propor e deliberar quanto às prioridades para a execução das ações e serviços de saúde, em consonância com as diretrizes do SUS e do Plano Municipal de Saúde, em sua área de abrangência.