Mês das Mulheres: nesta terça (7), live para discutir sobre os desafios e conquistas femininas

Ativem o sininho: será às 19 horas, pelo YouTube.

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação - Secom/PMS

A Secretaria de Educação da Serra, por meio da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais e Gerência de Formação, vai realizar a live: “Práticas e Trajetórias Delas: Perspectivas para o Empoderamento Feminino”, nesta terça-feira (7), às 19 horas, através do canal do YouTube EducaSerra.

A live é uma parceria com a Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres, que preparou um mês de programação para comemorar o Dia Internacional das Mulheres.

A proposta é dialogar sobre os desafios e conquistas femininas, a reafirmação de seu espaço em nossa sociedade, compartilhando trajetórias e práticas para o empoderamento das mulheres.

Com isso, dando visibilidade ao mês da mulher, propondo reflexões para os profissionais da Educação sobre a semana de combate à violência contra a mulher, estabelecida em calendário escolar.

Para o evento foram convidadas mulheres que contribuem significativamente para a educação do Estado. Farão parte da live a professora, palestrante, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e ativista da UNEGRO, Heloisa Ivone da Silva de Carvalho.

Erineusa Maria Da Silva, sendo professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física da UFES; doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na UFES, na linha de pesquisa Educação, formação humana e políticas públicas; mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, além de possuir graduação em Licenciatura em Educação Física e graduação em Direito.

A live contará, ainda, com a participação da secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, que falou sobre o papel da educação no reconhecimento da mulher.

“Este momento está previsto no Calendário Escolar, muito embora a temática seja trabalhada no decorrer de todo ano letivo. Conseguimos garantir, em nosso calendário, que o mês de março seja de combate à violência contra a mulher, reforçando  seu papel  como protagonista da sua história”, disse.

Lilian Mota, que é secretária de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, falou sobre a parceria com a Educação, em mais um movimento que vem a liberdade de escolha feminina.

“A educação é uma ferramenta importante para a desconstrução do machismo e do patriarcado. Como, também, na transformação de uma sociedade mais igualitária, principalmente na questão do gênero. Antigamente, a mulher não podia escolher o que queria estudar. E, hoje, a gente trabalha essa independência de poder escolher sua profissão, nas escolas”, explicou.

“Práticas e Trajetórias Delas: Perspectivas para o Empoderamento Feminino”

O quê: live em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Onde: no canal no YouTube EducaSerra (www.youtube.com/channel/UCL3c92T--cbRermt50s_BZQ)