Serra 467 anos: o município mais populoso do Estado tem muito o que comemorar!

Na próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, a cidade comemora seu aniversário e celebra os investimentos para melhoria da qualidade de vida dos serranos

Serra 467 anos: o município mais populoso do Estado tem muito o que comemorar!

Texto: Secom - Foto: Edson Reis

A Serra tem 547,6 quilômetros quadrados de área e uma população de 520.649 habitantes. Um município de dimensões tão gigantescas precisa de políticas públicas e investimentos da mesma proporção para que os serranos tenham qualidade de vida cada vez melhor.

E prestes a completar 467 anos, a Serra tem muito o que comemorar! Cada vez mais o município se confirma como uma grande potência econômica no Espírito Santo, o que possibilita mais recursos para áreas como saúde, habitação, infraestrutura, educação, assistência, segurança e outras.

“É uma grande alegria comemorar os 467 anos da Serra ofertando cada dia mais melhorias para a população da Serra. Nossa preocupação sempre foi manter um percentual alto de investimentos e, somando os anos de 2022 e 2023, vamos ultrapassar os R$ 570 milhões e continuar avançando para fazer uma Serra cada vez mais feliz!”, celebra o prefeito Sergio Vidigal.

“A Serra hoje é o município que mais atrai investimentos no Espírito Santo e somos os que mais geramos empregos”, completa.

Crédito e empregos

De fato, entre janeiro e outubro deste ano, a Serra foi o município que mais gerou empregos no Espírito Santo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Serra registrou o saldo de 8.149 vagas.

O município também é líder na concessão de crédito para empreendedores. Desde o início deste ano, a Serra foi o município que mais concedeu crédito para micro e pequenos empreendedores no Espírito Santo. De janeiro a setembro, foram liberados R$ 3.167.150,00 por meio do programa Nossocrédito, parceria da Prefeitura da Serra com o governo do Estado.

Obras estruturantes e mobilidade urbana

A infraestrutura e a mobilidade urbana, tão importante para os serranos, foram destaque neste ano de 2023. No dia 28 de outubro foi inaugurada  uma das maiores obras de mobilidade urbana já entregue na Serra, o Sistema Viário Eldes Scherrer Souza.

O investimento de R$ 68 milhões que beneficiou cerca de 45 mil condutores que trafegam diariamente na região.

A Serra recebeu uma operação de crédito internacional para obras de infraestrutura pela primeira vez em 2023. O recurso, no valor de 57 milhões de dólares, será captado junto ao New Development Bank (NDB), também conhecido como o Banco dos Brics. Entre as obras que podem vir a ser feitas com os recursos do NDB estão a ligação de Civit I e II com a BR-101 e Avenida Norte-Sul e a 3ª via de ligação entre Serra e Vitória.

As obras do Binário da Norte Sul, que tem o objetivo de aumentar a mobilidade urbana e melhorar a macrodrenagem da região de Jardim Limoeiro, também estão avançadas e serão entregues em abril de 2024. A extensão da obra é de aproximadamente 19,5 quilômetros e engloba 41 ruas.

Mais escolas

Atualmente com 144 unidades de ensino, a rede de educação da Serra conta com 10 novas escolas em construção, representando um investimento na ordem de R$ 77.204.593,46.

Além disso, as escolas estão recebendo melhorias, através de reformas e ampliações das suas instalações. Esses serviços estão em torno de R$ 77 milhões. As entregas estão previstas para 2024.

A rede da Serra garante oferta do atendimento educacional especializado para crianças e estudantes com deficiência e altas habilidades por meio da atuação de professores de Educação Especial, bem como de cuidadores específicos.

Atualmente, a rede conta com 2393 profissionais especializados (professores e cuidadores). Em 2021, eram 1212 professores, num aumento de 97%.

A rede da Serra atende  4211 crianças e estudantes na Educação Especial. Em 2021, eram 2344 estudantes, numa ampliação de 79%.

Segurança urbana

Em maio de 2023, a Secretaria de Defesa Social (Sedes) recebeu o segundo lote de investimentos em equipamentos para a segurança pública. No quesito armamento, foram doados - pela Polícia Militar - cerca de 150 pistolas Ponto 40, um calibre mais grosso e moderno, que substitui a 380 que era utilizada pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Neste ano, em setembro, foram abertas as inscrições para o concurso público da Guarda Civil Municipal de 2023. O concurso disponibilizou 150 vagas que irão compor e aumentar o efetivo da corporação, com objetivo de melhorar a segurança na Serra. A prova foi aplicada no último domingo (3) e tiveram mais de 20 mil inscritos confirmados no certame.

Saúde

Desde 2021, a Secretaria de Saúde da Serra criou novos processos, revitalizou unidades de saúde e adquiriu novos equipamentos, o que resultou em grandes entregas, como a inauguração do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), e a ampliação da oferta dos serviços.

Até outubro deste ano, foi investido com recursos próprios pela Prefeitura da Serra 21,54% na área da saúde, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal exige o mínimo de 15%. Somente de recursos próprios para 2023 foram previstos R$ 286.324.707,00.

Ainda em 2023, está prevista a inauguração da sétima Unidade Regional de Saúde (URS) do município, a URS Valparaíso, que vai atender a região da Grande Laranjeiras. Além dos serviços regulares das Unidades Básicas de Saúde, a URS Valparaíso vai contar com programas de Hanseníase, Tuberculose, Tabagismo, entre outros, e realizar exames de Raio-X e atendimento odontológico.