Mutirões de especialidades: Serra acelera fila de cirurgias eletivas

Tempo de espera pode ser reduzido em até seis meses

Mutirões de especialidades: Serra acelera fila de cirurgias eletivas


Texto: Rodolpho Paixão - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

O número de cidadãos serranos atendidos em cirurgias pelo governo do Estado aumentou, entre os anos de 2021 e 2022, em cerca de 142%. O aumento nas cirurgias eletivas, após o período em que ficaram represadas durante a pandemia da Covid-19, se deve à iniciativa da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Saúde, de realizar os chamados Mutirões Pré-cirúrgicos.

Com foco em reduzir o tempo de espera do paciente até a cirurgia, a ação centraliza os atendimentos em um único dia, normalmente aos sábados, e encaminha os pacientes para todos os procedimentos necessários e de preparo para a cirurgia a que está na fila. Com essa medida, o paciente pode reduzir em até seis meses o tempo de espera.

No sábado, 27 de maio, foi realizado mais um mutirão, das 8 às 15 horas. A ação aconteceu no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, e zerou a fila de atendimentos a pacientes que estavam na fila por cirurgia geral. Foram cerca de 1.600 atendimentos, com 2.800 agendamentos feitos para mais de 800 pacientes, que aguardam por cirurgias de retirada de hérnias, vesículas e lipomas.

Para se ter uma ideia da efetividade do projeto, apenas nos três primeiros meses de 2023, o Estado realizou cerca de 450 cirurgias de pacientes oriundos da Serra, número bastante semelhante aos 480 atendidos em todo o ano de 2021, e a caminho do recorde estabelecido em 2022, de 1.166 atendimentos desse tipo.

O Mutirão Pré-Cirúrgico que aconteceu no último sábado também atendeu os pacientes, previamente agendados, para cirurgias de catarata.

Saiba mais como acessar o serviço

Para ter acesso ao atendimento da rede especializada da Serra, basta o usuário se dirigir à Unidade Básica de Saúde, via agendamento online, realizado pelo site da Prefeitura da Serra. Na Unidade de Saúde, o paciente será devidamente atendido e, caso necessário, encaminhado ao médico especialista.