Serra fomenta desenvolvimento de negócios inovadores

A ideia é formar um ecossistema de desenvolvimento de negócios inovadores e startups na cidade

Serra fomenta desenvolvimento de negócios inovadores

Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

A Serra atua no fomento a um ecossistema para o desenvolvimento de negócios inovadores e startups na cidade. O município conta com uma secretaria voltada exclusivamente para essa frente de trabalho, que mapeou recentemente os ambientes promotores de inovação que hoje operam em terras serranas.

Esses ambientes oferecem apoio para o desenvolvimento de projetos e negócios inovadores com maior potencial de sucesso.

O objetivo é dialogar com esses habitats e fortalecer quem trabalha com inovação. O diagnóstico revelou que a Serra conta atualmente com 11 ambientes que trabalham com inovação, entre incubadoras, laboratórios, coworkings e hubs que apoiam startups.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, explica que o diagnóstico foi feito para entender como esses locais atuam, em que perfil de negócio estão inseridos, no que estão mais focados e como estão trabalhando.

“Tudo isso nos fornece um mapeamento da inovação do município, e faz com que estes ambientes também possam se conhecer, abrindo a possibilidade para trabalharem de forma sinérgica, somando forças para impulsionar o desenvolvimento na Serra”, explica Pedro.

Trindade explica, ainda, que a ideia é formar um ecossistema de desenvolvimento de negócios inovadores e startups na cidade. “No sentido de tornar a cidade uma ambiente favorável para a inovação, estamos trabalhando com as empresas e também dentro da própria administração, otimizando processos e investindo em capacitação”, revela o secretário.

A implantação do projeto Serra Digital é um exemplo de ação interna. Atualmente, todos os processos são autuados em meio eletrônico no município, que também tem promovido treinamentos para que os servidores possam inovar.

Inova Serra

A Serra conta com um Polo de Inovação Tecnológica, o Inova Serra, ambiente para atrair e desenvolver empresas inovadoras e de base tecnológica, cuja gestão está a cargo da Prefeitura, representantes do empresariado local e setor acadêmico.

O Inova Serra é o ambiente catalisador de demandas e soluções inovadoras e tecnológicas para o município. Promove a conexão e integra os diversos atores e demais ambientes de inovação. Ao mesmo tempo, oferece incentivos fiscais para empresas inovadoras que se instalam ou ampliam sua atuação no território do Polo, com redução de IPTU, ISS e ITBI, conforme Decreto Municipal 5371 de 2019.