Serra monta esquema especial para a vacinação de pessoas com comorbidades

A vacinação contra a Covid-19 acontecerá em alguns pontos de concentração, por meio de busca ativa e também com o agendamento on-line, a partir desta sexta-feira (07)

Serra monta esquema especial para a vacinação de pessoas com comorbidades

Texto: Angela Angius - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Para atender as pessoas com comorbidades de forma mais efetiva, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) irá fazer a vacinação contra a Covid-19 em alguns pontos de concentração, por meio de busca ativa e também com o agendamento on-line, a partir desta sexta-feira (07).

As pessoas com síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental, como autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental, por exemplo, podem fazer o agendamento on-line ou se vacinarem nos locais onde realizam seus acompanhamentos - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Sociedade de Pestalozzi.

Para este público, a Secretaria realizará a vacinação neste sábado (08), das 8 às 16 horas, na Apae do Parque Residencial Laranjeiras, conforme lista encaminhada previamente por esses serviços.

Quanto às gestantes e puérperas com comorbidades pré-determinadas no Programa Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19, a Secretaria fará uma busca ativa para vacinar esse grupo.

“Caso a pessoa não seja convocada pelo serviço de saúde para tomar a vacina, é necessário que entre em contato com a Unidade de Saúde de referência. Entretanto, essas pessoas têm a opção de fazer o agendamento on-line no site da prefeitura”, pontuou a  subsecretária de Atenção Primária, Karina Daleprani.

Outro grupo que também tem a opção de fazer o agendamento on-line ou se vacinarem nas clínicas ou hospitais em que realizam o tratamento, são aquelas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise). Já as pessoas com fibrose cística, serão vacinadas pelo Governo do Estado, no hospital Dório Silva.

As pessoas obesas com IMC > 40 deverão marcar sua vacina pelo agendamento on-line do site da prefeitura.

“Lembrando que esses grupos deverão ter idades entre 18 e 59 anos e terão a possibilidade de escolher como irão se vacinar contra a Covid-19”, lembrou Karina.

Para as pessoas com deficiência permanente, que são cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idades entre 55 e 59 anos, a Secretaria de Saúde está definindo, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social do município, uma estratégia para o atendimento desse público e a oferta da vacina acontecerá nos próximos dias.