Serra recebe prêmio por qualidade em transparência pública

Prêmio é reconhecimento dos esforços da administração municipal em promover a transparência e governança

Serra recebe prêmio por qualidade em transparência pública


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Samuel Chahoud

Nesta quinta-feira (8), a Prefeitura da Serra recebeu o certificado do Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública, concedido pelas ONGs Espírito Santo Em Ação e Transparência Capixaba. O prêmio é o reconhecimento dos esforços  da administração municipal em promover a transparência e aprimorar o nível de governança.

A entrega do certificado, realizada no gabinete do Prefeito, contou com a participação de secretários municipais, da equipe técnica da Controladoria Geral do Município e de representantes das ONGs Espírito Santo em Ação, Transparência Capixaba, da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e da Associação do Empresários da Serra (Ases). 

A metodologia da premiação é baseada nos princípios da Transparência Internacional – Brasil. Dos 78 municípios capixabas, apenas 29 alcançaram as condições para obter a certificação, divididos nas categorias bronze, prata, ouro e diamante. Desses, 12 conquistaram a certificação mais alta, a diamante. 

O prefeito Sergio Vidigal destacou a importância do Selo Diamante como uma confirmação do empenho da administração em fomentar a transparência na gestão pública, medida que gera impactos positivos inclusive na economia. 

“A Serra é uma cidade que tem desde microempreendedores até grandes empresas, multinacionais. Essas grandes empresas não investem se não tiver segurança jurídica, uma cidade competitiva, uma cidade com os índices de ambiência positivos, de redução da violência, infraestrutura, mobilidade urbana, escola pras crianças, saúde para a população, tudo isso são fatores que levam em consideração na hora de implantar a empresa”, salienta o Prefeito. 

O diretor de gestão pública da ES em Ação, Fernando Saliba, explica que a metodologia empregada reflete o ponto de vista da sociedade em relação à transparência.

“É a visão que a sociedade tem do município. Não é uma visão interna como o Tribunal de Contas, que eu acho que é extremamente positivo e importante, e sim como a sociedade acessa os serviços e as informações do município, através do site, de uma forma simples. O selo representa como a sociedade percebe os serviços e as informações que o município disponibiliza”. 

O controlador geral da Prefeitura da Serra, Emiliano Ricas, agradeceu a participação das entidades parceiras e lembrou da importância do trabalho em equipe na conquista do Selo.

“Eu sempre faço questão de ressaltar aqui nas nossas reuniões que a transparência é um dever de todos e que a gente não consegue um bom resultado se não tiver a participação de todos os secretários, de todas as secretarias”. 

Servidor efetivo da Prefeitura da Serra, o secretário adjunto da Fazenda, Marcos Teles, também destacou a importância do trabalho em equipe na conquista do Selo Diamante. “Sou contador de carreira no município e nós lutamos muito para que essa transparência fosse algo concreto, não só um título”, destaca Teles.