Serra terá mais de 1.100 contentores de lixo úmido espalhados pela cidade
Os recipientes móveis são exclusivos para lixo úmido (orgânico e não reciclável)

Texto: Andreia Soares
- Foto: Divulgação/Sese-PMS
Dando sequência ao Programa Serra Cidade Limpa e Saudável, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), está ampliando o número de contentores de lixo no município. Ao todo, os bairros da Serra vão receber 226 novos contentores.
Os recipientes móveis são exclusivos para lixo úmido (orgânico e não reciclável) e são instalados em locais de difícil acesso para o caminhão compactador que recolhe o lixo doméstico, como becos e vielas.
Mais de 1.160 contentores na Serra
Com a distribuição dos novos contentores, a Serra passa dos atuais 935 para 1.161 recipientes desse tipo, espalhados por toda a cidade.
“Os contentores têm capacidade de 1.000 litros e são exclusivos para os detritos orgânicos, como resto de alimentos e embalagens sujas e úmidas”, explicou o secretário de Serviços, Enio Bergoli.
O secretário ressaltou, ainda, que esse esse lixo deve ser depositado no equipamento em sacos plásticos fechados e que praticamente todos os bairros serão contemplados com os novos contentores.
“Realizamos uma análise extremamente técnica para selecionar os locais que precisam desses equipamentos”, destacou.
Ainda de acordo com o secretário, é proibido descartar nos contentores de lixo úmido, restos de obras. Esses resíduos devem ser depositados em caçambas de empresas particulares, contratadas pelo próprio morador, ou podem ser destinados um volume de 1m³/dia (15 sacos de ráfia/dia) a uma das quatro Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs).
Veja exemplos do que pode ser depositado nos contentores
Restos de alimentos
Embalagens sujas e úmidas
Fraldas e absorvente íntimo
Papel higiênico
Papel sujo
A expectativa é que até o final do mês de agosto, todos os recipientes já estejam instalados nos locais adequados.