Prefeitura da Serra realiza mais um mutirão visando zerar a fila para cirurgias-gerais

O evento será neste sábado (27), das 8 às 15 horas, no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames)

Texto: Rodolpho Paixão - Foto: Divulgação

Neste sábado (27), das 8 às 15 horas, vai acontecer mais um mutirão de saúde, que visa zerar a fila de atendimentos para cirurgias gerais, no município.

É o mutirão pré-cirúrgico, que vai acontecer no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), localizado em Jardim Limoeiro. A organização da ação, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, está com a expectativa de atender cerca de 1.200 pacientes, que foram previamente agendados para sua última consulta e exames antes de operar.

Ao todo, serão feitos 600 atendimentos pré cirúrgicos, zerando a fila para consulta para cirurgia​ ​geral, que engloba retirada de hérnias, vesículas e lipomas.

Os outros 600 pacientes que aguardam pela cirurgia de catarata serão consultados por uma equipe multiprofissional, que vai fazer a solicitação e marcação de exames pré-operatórios.

Entenda como serão os atendimentos

Das 8 às 15 horas, as equipes de Saúde da Serra vão realizar consultas, solicitar e agendar a realização dos exames pré-operatórios. Quando falamos em exames, nos referimos a sangue, ultrassonografia.

Também será realizado o risco cirúrgico com cardiologista. Vale a pena reforçar: os pacientes já estão previamente agendados pelas equipes da rede básica de saúde da Serra.

Otimização da resposta para o munícipe

Ações, com o caráter de mutirão encurtam, em até quatro meses, o caminho que separa o momento do diagnóstico até a realização da cirurgia.

Após a conclusão dessa etapa, o paciente passa por uma avaliação final do cirurgião no hospital de referência, antes de ser submetido ao procedimento.

Os procedimentos, realizados em uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o Governo Estadual, ainda sofrem reflexo da pandemia da Covid-19, momento em que os casos de atendimento eletivo precisaram ser suspensos.

Unidades de Saúde são os primeiros acessos

A porta de entrada para o serviço continua sendo a Unidade de Saúde (US), ou seja, as pessoas que participam dos mutirões já estão com os encaminhamentos para as cirurgias eletivas em mãos, emitidos pela equipe da US.

* Matéria atualizada às 17h07 de quinta-feira (25), com o detalhamento de como será realizado o atendimento.