Caravana de Lutas atende 400 estudantes em Vila Nova de Colares
Ginásio do Estação Cidadania se transformou num imenso tatame
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Marcelo Pereira
Mais de 400 estudantes da Emef de tempo integral Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, tiveram acesso, durante dois dias, ao universo das lutas de contato.
O projeto Caravana de Lutas transformou o ginásio do Estação Cidadania Vila Nova de Colares num imenso tatame, onde os alunos do quarto e quinto anos da escola conheceram técnicas e puderam treinar movimentos de caratê, jiu-jitsu, kickboxing, boxe, judô, wresting, muay thai e capoeira.
Todos estavam sob orientação de professores e atletas profissionais das modalidades.
O aluno do quarto ano Ycaro Alves dos Santos, 9 anos, ficou apaixonado por kickboxing. “Gostei muito do golpe com o pé. Achei fácil. Quero continuar”, planejou.
O fascínio do garoto incentiva o trabalho do professor e lutador Anderson Dias, faixa preta de muay thai e marrom de kickboxing. “É muito gratificante para a gente, com o projeto do Caravana de Lutas, garantir o acesso para essa criançada que, muitas vezes, não tem oportunidade ou recursos para se matricular numa academia”, declarou.
Ele conquistou vaga para a Copa do Mundo de Artes Marciais, que vai acontecer em novembro na Argentina. O atleta, que também treina e ministra aulas muay thai e jui-jitsu no CT Gladiadores, em Morada de Laranjeiras-Serra, coleciona outros títulos em sua carreira.
Outro que gostou de ensinar os movimentos do kickboxing foi o lutador Mathias Guedes, 24 anos. Ele é atleta de MMA e faixa preta de taekwondo. Conheceu as modalidades num projeto social, quando era aluno de escola pública e não parou mais. “O esporte me deu senso de disciplina que utilizei também nos estudos”, reforçou.
A secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, destacou esse diálogo entre as práticas pedagógicas e a atividade esportiva na Caravana de Lutas. “É sempre bom o aluno vivenciar conteúdos diferenciados fora da sala de aula. Quando se trata de esporte, é positivo apara a formação das criança porque, além da sociabilidade e dos benefícios da atividade física, também entram em cena a questão da disciplina, do respeito às regras da modalidade e respeito ao adversário. Tudo contribui para um bom cidadão no futuro”, enumerou.
A Caravana de Lutas ganhou recursos do Ministério dos Esportes e é idealizado pelo Interfami (Associação de Intervenção Familiar do Espírito Santo), organização que incentiva a prática de esporte entre crianças e adolescentes e que possui núcleos nos bairros Maringá, Barcelona e Parque Residencial Laranjeiras. Conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação da Serra.
Cada estudante recebeu um kit esportivo contendo mochila, camisa do evento, medalha de participação e lanche.