Transparência e responsabilidade na gestão do IPS para 2023

Plano de custeio ajustado e Conselho Fiscal

Transparência e responsabilidade na gestão do IPS para 2023


Texto: Daniel Vargas - Foto: IPS-PMS

Além de iniciar 2023 com o plano de custeio ajustado, o IPS promoverá no próximo ano a primeira eleição para seu Conselho Fiscal. Desse modo, o Instituto segue seu planejamento de garantir o pagamento dos futuros benefícios, aperfeiçoar o acompanhamento contábil e ampliar a participação dos segurados nos atos de governança.

Essas ações só poderão ser implementadas, porque o prefeito Sergio Vidigal sancionou na última quinta-feira (15) as Leis 5663 e 5664/2022, após um trabalho conjunto entre Instituto de Previdência, Prefeitura e Câmara da Serra. 

Tanto o ajuste do plano de custeio quanto o Conselho Fiscal são itens imprescindíveis para a boa gestão e sustentabilidade de qualquer Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O Conselho não existia na autarquia, embora as normas da Secretaria de Previdência já apontassem a necessidade há mais de dez anos. 

Já a alíquota suplementar do plano de custeio não sofria ajustes desde 2019, mesmo sendo um instrumento de garantia do equilíbrio atuarial e pagamento dos benefícios no futuro.

Somado a esses pontos, haverá em 2023 uma redução da taxa de administração do IPS, que irá gerar uma economia anual de, aproximadamente, R$ 3,5 milhões para o fundo de previdência, e contribuirá junto com o Município para diminuir o passivo atuarial existente no RPPS. 

A diretora-presidente Christiani Vieira agradeceu o empenho da equipe e dos demais envolvidos nessas conquistas. 

“Gratidão aos servidores do Instituto, à Câmara, pela plena parceria para o atendimento das nossas necessidades, e ao prefeito Sergio Vidigal, pelo compromisso assumido conosco. Os repasses relativos às contribuições e à alíquota suplementar bem como os parcelamentos dos débitos dos anos anteriores estão todos em dia. A partir do ano que vem, com esses ajustes que realizamos, o Município passará a destinar ainda mais recursos para garantia da sustentabilidade do Regime", disse.