Último Serra + Cidadã de 2022 é sucesso de alegria, solidariedade e prestação de serviço

Além de Papai Noel, teve muito serviço na Saúde, Assistência Social, Procon, vagas de emprego e outros

Último Serra + Cidadã de 2022 é sucesso de alegria, solidariedade e prestação de serviço


Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Secom-PMS

A última edição do Serra + Cidadã em 2022 foi um sucesso de alegria, solidariedade, arte e muita prestação de serviço, como vacinação, carteira de identidade, atendimento oftalmológico, renegociação de dívidas, Cadastro Único e encaminhamento para vagas de emprego.

A programação, neste sábado (17), de 9h às 16h, no Pavilhão de Carapina, teve como tema o Natal e o clima de fim de ano estava em todos os atendimentos: Saúde, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e outras secretarias. A começar de todos os servidores usando gorro de Papai Noel.

Além da movimentação em torno da entrega dos cerca de 2 mil brinquedos arrecadados através de doação para a criançada, com o Papai Noel fazendo a festa dos pequenos, muita gente aproveitou o Serra + Cidadã para, por exemplo, colocar o cartão de vacinação em dia.

E os atendimentos foram muitos, já que o sábado foi também Dia D de Vacinação. Quem aproveitou a oportunidade foi Lucidalva Elias do Nascimento, 57 anos, moradora de Carapina Grande, que foi para o Pavilhão levando a neta, de 4 anos.

“Eu vim fazer exame de vista e, quando vi que tinha vacinação também, já entrei para ser atendida e tomei a terceira dose da vacina de Covid. Muito bom! Enquanto minha neta se diverte nos brinquedos e com o Papai Noel, estou resolvendo essas coisas”, disse Lucidalva.

A Saúde também ofertou consultas com cardiologista e oftalmologista, orientação nutricional, avaliação física, aferição de pressão arterial, teste rápido para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), avaliação odontológica e ações de prevenção à saúde bucal, assim como auriculoterapia, que é uma técnica derivada da acupuntura para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

Na Assistência Social teve atualização de Cadastro Único e novos cadastros, a Educação ofertou atividades virtuais, contação de história, teve também emissão de carteira de identidade, renegociação de dívidas com intermediação do Procon, Agência do Trabalhador Móvel, corte de cabelo, tranças, maquiagem, turbante, massagem, e muito mais.

 

Espetáculo

Enquanto ocorriam os atendimentos nas “casinhas” de cada secretaria montada no Pavilhão de Carapina, apresentações artísticas e culturais aconteciam nos dois palcos montados no espaço. As atrações não pararam um minuto e teve espetáculo para todos os públicos.

O início já foi de levantar a "platéia", com um show da Banda da Guarda Municipal da Serra.

Em seguida, teve Banda de Congo; jiu jítsu; dança, coral e flauta por 35 crianças atendidas pelo Instituto São José dos Calasans; Grupo de Dança Moderna, Afro e Sênior atendidas pela Rede Alsa, com cerca de 65 jovens e idosos; peça teatral da Apae Serra; e a participação de vários músicos.

No Espaço Kids, vários brinquedos para a criançada e também um surpreendente e interativo Xadrez Gigante, que foi montado ao lado de uma área com mesas com tabuleiros de xadrez para quem quisesse participar de um torneio.