Barcelona ganha praça e campo de futebol

Os moradores vão poder aproveitar as novidades do bairro a partir deste sábado (03)

Barcelona ganha praça e campo de futebol

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Edson Reis / Secom - PMS

“Há 40 anos eu sonhava com essa praça e, enfim, ela saiu. Eu estou feliz demais com essa conquista de Barcelona e vou usar muito o local pra fazer minhas atividades, pois adoro academia e correr. Vai ser maravilhoso, porque eu moro aqui ao lado, só atravessar a rua”, comemorou dona Maria de Lourdes, 62 anos.

Ela também relembrou a infância de seus três filhos. “Eles brincaram muito aqui, era o lazer deles. Naquela época tinha uma gangorra e um balanço que parecia uma aranha, disputado por todas as crianças. Lembrar do passado e contemplar como está hoje é uma felicidade muito grande. Ver algo destruído e depois presenciar a renovação, é como se fosse uma família, construindo e começando lá do zero e chegando onde quer chegar”.

Esse foi o clima de alegria e gratidão dos moradores de Barcelona que a partir deste sábado (03) vão poder usufruir da praça Padre Jesimar Soares e do campo Bom de Bola José Ferreira dos Santos, importantes obras realizadas a partir de um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado, com orçamento geral de R$ 5.830.081,20.

A praça teve um investimento total de R$ 4.505.081,20 e  conta com calçada acessível, estacionamento, pista de caminhada, mobiliário urbano moderno, área de jogos com pergolados, academia popular, playground, área de eventos e convivência com palco, bicicletário e iluminação LED. Além disso, seu projeto paisagístico preservou a maioria das árvores existentes e ainda plantou novas áreas, arbustos e vegetações.

Já o campo de futebol, que mede 1.543,50 m², foi construído com grama sintética e ganhou novas traves, num investimento de R$ 835.985,67, também oriundo da parceria. Além disso, a Prefeitura realizou outros serviços no local com recursos próprios, como: implantação da tela de cobertura para proteção do campo; construção da calçada no entorno; revisão do sistema de drenagem e revitalização do acesso a igreja, bem como da peixaria que se encontra no local. O total investido foi de R$ 1.325.000,00.

E já que o assunto é investimentos, lembra da dona Maria? Ela conta que com a inauguração da praça vai aproveitar pra empreender, unindo suas habilidades na cozinha a necessidade de ampliar a renda familiar. “Quero vender caldos, batatinha recheada e muito mais, se Deus me permitir”.

Outra moradora que também vibrou com a inauguração foi a Lilian da Silva Guilherme, de 36 anos, mãe de quatro filhos. “Ficou perfeito. Quando chovia a entrada da escola ficava toda alagada, dificultando a entrada. E além dessa melhoria, as crianças ganharam um espaço incrível pra brincar e se divertir. O Daniel estuda aqui na escola, vai sair e vir direto pra praça aproveitar com os amigos”.

O evento estava lotado e teve a participação de diversas autoridades, como secretários de Estado e do município, vereadores e lideranças. Para o prefeito Sergio Vidigal é através da união de todas as forças e da parceria com o governo do Estado que a Serra continuará a crescer e a cuidar cada vez mais de seu povo.

“A gente fica muito feliz em ver um governo sensível ao ser humano, ao cidadão. Barcelona é um bairro operário, assim como a maioria dos bairros da Serra e temos muito orgulho em falar que essas pessoas daqui trabalharam duro e prepararam a cidade pra receber a classe média que atualmente vive aqui. Elas merecem todo o nosso respeito e realizar essa entrega hoje, tão esperada pelos moradores, me traz muita alegria”, completou.

O governador Renato Casagrande cita a importância para a população do bairro poder contar com um espaço com escola, praça, campo e igreja e como toda essa infra-estrutura contribui para o bem-estar de todos. “Nós temos influência na felicidade das pessoas, elas são mais felizes ou não por diversas razões. E quando o serviço público funciona bem e oferece tudo que a população tem direito, o cidadão se sente mais feliz, por estar sendo respeitado. E é por isso que gostamos de aplicar bem o dinheiro, que é do povo. Tem muita coisa boa sendo feita aqui na Serra, mas o prefeito Sergio Vidigal pode contar comigo para novas parcerias em 2023 e 2024 para que possa ir ainda mais longe aqui nesta cidade”, finalizou.