Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados na compra de pescados para a Semana Santa

A temperatura dos alimentos é muito importante, se estiver inadequada, pode favorecer o crescimento de microorganismos prejudicais à saúde

Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados na compra de pescados para a Semana Santa


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação/PMS

Muita gente escolhe os pescados como principal alimento no feriado da Semana Santa. Contudo, é preciso ficar atento a alguns detalhes na hora de adquirir os produtos visando a garantir a segurança alimentar e a preservação da saúde.  

Uma dica da Vigilância Sanitária da Serra é prezar sempre pela higiene do estabelecimento e de quem manipula o alimento, além da sua, é claro! Então, não esqueça de lavar as mãos antes da refeição e após usar o banheiro.

A população deve estar atenta também a exposição e armazenamento dos produtos, embalagem e prazo de validade.

Além disso, quem manipula o alimento não deve ter unhas grandes, deve lavar sempre as mãos, usar touca e preparar a comida em locais limpos e com boa iluminação. E atenção: quem mexe em dinheiro não pode mexer em comida. 

Comerciantes

Os comerciantes na Serra também contaram com as orientações da Vigilância Sanitária do município, que realizou palestras sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Foram feitas três capacitações entre fevereiro e março desse ano. 

O objetivo foi conscientizar empreendedores que atuam em feiras livres, peixarias, associação de pescadores, supermercados, entre outros, sobre as práticas adequadas no manuseio e conservação na comercialização de produtos tradicionais da Semana Santa. 

Confira as dicas da Vigilância Sanitária da Serra:

- A temperatura dos alimentos é muito importante, se estiver inadequada, pode favorecer o crescimento de microorganismos prejudicais à saúde, além de alterar o aspecto do alimento (odor, cor, sabor).

- Para os pescados comprados embalados, refrigerados ou congelados, observe no rótulo a data de validade e a temperatura de armazenamento (ideal -18ºC).

- Peixe frescos: O produto deve estar sob refrigeração, coberto de gelo. Fuja de caixas de isopor. A carne não pode apresentar textura amolecida e odor forte. As guelras devem ser avermelhadas e com aspecto úmido  e brilhante. Os olhos não devem estar opacos.

- Ostra: não devem ser vendidas sem gelo, e a concha não pode estar entreaberta.

- Caranguejos: não compre caranguejos que estejam lentos ou mortos. Os caranguejos devem ser comprados vivos e ativos.

- Maionese: deixar a maionese fora da geladeira é dor de barriga na certa.