CADASTRO HABITACIONAL

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO
  • Descrição:
    • A Secretaria Municipal de Habitação do Município da Serra desenvolve programas habitacionais em conjunto com outros órgãos e entidades, cujo o objetivo é a criação de unidades residenciais destinadas a famílias de baixa renda.

    • Dentre os principais programas, destaca-se:

    • 01 - Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV): instituído pela Lei Federal nº. 11.977/2009, regulamentada pelo Decreto 7.825/2012. No Município da Serra, o programa tem por finalidade criar mecanismos de incentivo à construção de novas unidades habitacionais ou requalificação de imóveis urbanos para que sejam destinados às famílias carentes, cuja renda familiar mensal seja de até R$ 1.800,00 (Hum mil e oitocentos reais). O Município da Serra assinou no dia 03 de maio de 2013 o Termo de Adesão estabelecendo parceria com o Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação, para a execução do programa em âmbito municipal.

    • 02 - Programas Prioritário de Investimento e de Aceleração do Crescimento (PPI/PAC) em Vila Nova de Colares: Construção de 376 unidades habitacionais no bairro Vila Nova de Colares, sendo que 100 famílias já foram contempladas na primeira etapa com uma unidade habitacional de 40 metros quadrados, com a seguinte composição: dois quartos, cozinha, área de serviço, banheiro e sala. Cada bloco é formado por duas unidades no térreo e duas no 1º andar.

    • Usuário: Cidadãos e gestores.

    • Meio utilizado: Presencial na Secretaria de abitação

    • Requisito para atendimento: FORMULÁRIO PARA PROTOCOLAR IDENTIFICAÇÃO DE DEMANDA PARA PROGRAMAS HABITACIONAIS DOCUMENTOS ORIGINAIS NECESSÁRIOS PARA PROGRAMAS HABITACIONAIS, caso não apresente algum destes documentos, por favor apensar posteriormente ao processo.

    •  CPF (Cadastro de Pessoa Física) do beneficiário e do cônjuge.

    •  Carteira de Identidade do beneficiário e do cônjuge.

    •  Certidão de Nascimento/ Casamento/ Divórcio/ Óbito.

    •  Declaração de União Estável modelo da CEF ou em cartório.

    •  Comprovante de residência atual contas de (água, luz, telefone ou contas).

    •  Residir no Município da Serra há pelo menos 2 anos.

    •  Comprovante de Renda da Família (Carteira de Trabalho de todos maiores de 16 anos) e contracheque atualizado. Renda familiar de até 3 Salários Mínimos. FGTS dos 6 últimos meses. 

    • Para o PMCMV renda familiar até R$1.800,00. 

    •  02 Números de telefones atualizados fixo e celular, se possível.

    •  Morar de aluguel ou em casa cedida. Não ter imóvel próprio ou ter possuído imóvel em algum momento registrado. E não ter utilizado o sistema habitacional nacional.

    • Caso não assine (iletrado), providenciar a procuração em cartório.

    •  Comprovante de NIS Cadastro único; caso não tenha favor agendar no CRAS do seu território e informar posteriormente a SEHAB/DHIS pelo 3291 2179 no 3º andar.

    • Comparecer ao protocolo com cópias simples dos documentos originais e protocolar, guardar o número para solicitar o andamento do processo. Lei 4.671/2017.

     

  • Como Acessar:
    • Local de Acesso: Secretaria Municipal de Habitação, Sede da Prefeitura 

    • Prazo para obter o Resultado/Serviço: Mediante avaliação técnica pelo Departamento de Habitação de Interesse Social (DHIS)

  • Horário de atendimento presencial:
    De segunda a sexta-feira, 09h00 às 17h00
  • Telefones:
    (27)3291-2179
  • Endereço:
    Rua Maestro Antônio Cícero 3° andar Caçaroca - 29176-439 - Serra/ES