De Olho no Óleo

O projeto de educação ambiental “DE OLHO NO ÓLEO” visa diminuir a poluição ambiental e cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei n.º 12.305/2010, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Serra e, também, a Resolução 275/2001 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) que diz que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matéria-prima, recursos naturais não renováveis, energia e água.

Dessa forma, foi implantado no município da Serra um Sistema Comunitário de Coleta de Resíduo de Óleo Vegetal Domiciliar. Esse sistema tem suas peculiaridades, em especial o de propiciar o desenvolvimento de uma rede comunitária de coleta seletiva, e mais, de coleta seletiva de um resíduo altamente poluente e de difícil motivação individual para sua separação e destinação correta: o óleo de cozinha usado.

O público-alvo do Projeto são os moradores dos bairros da área urbana do município da Serra, sendo que os pontos de entrega voluntária estão sob responsabilidade das Associações de Moradores de cada bairro que aderem a esse sistema comunitário de coleta do óleo de cozinha usado.

O Projeto teve início no segundo semestre de 2014 sendo implantado na Região da Serra Sede. Nessa Região obtivemos a adesão de 21 Associações de Moradores, contando, hoje, com 930 residências cadastradas.

No ano de 2015, o Projeto foi implantado em mais três regiões do município: Laranjeiras, Civit e Praia. Nessas regiões temos a participação de 36 Associações de Moradores com o cadastramento de 1.950 residências.

Em 2016, para abarcar todo o território do município, implantamos o Projeto nas Regiões de Castelândia, Carapina e José de Anchieta. Nessas regiões, mais 18 Associações de Moradores aderiram ao Sistema Comunitário de Coleta de Resíduo de Óleo Vegetal Domiciliar contando com 1.260 residências cadastradas.

As ações desenvolvidas são:

- Entrega dos coletores - dois coletores de óleo tipo “bombona” para cada associação participante do projeto;
- Palestras educativas nas escolas municipais de ensino fundamental e nas associações de moradores dos bairros que participam do projeto;
- Distribuição de material educativo (cartaz, folder e adesivo);
- Entrega do biocoletor domiciliar para os moradores participantes;
- Oficinas de sabão ecológico.

 

Prêmio Atitude Sustentável 2015

Prêmio Ecologia 2015

 

FOTOS

Oficinas de sabão

Bairros e Condomínios participantes