Serra reduz número de casos de dengue
Até essa semana, 4340 casos foram notificados, 635 casos a menos que no ano passado
Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (23), foi divulgado o 50º Boletim Epidemiológico da Dengue no município da Serra. De acordo com o documento, foram notificados 4.340 casos da doença no município, contra 4.975 casos no mesmo período do ano anterior. As regiões com maior incidência de focos do mosquito são Jacaraípe, Laranjeiras e Civit.
A equipe da Vigilância Epidemiológica realizou ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti nos bairros Feu Rosa, com o apoio do Exército; Vila Nova de Colares, Carapina Grande, Central Carapina e Planalto Serrano. Na próxima segunda (28) e na terça-feira (29) os agentes vão realizar visitas no bairro Cidade Continental.
Estão sendo feitas diversas ações para combater o Aedes aegypti, como visitas domiciliares, ações educativas sobre a dengue, zika vírus e chikungunya; telagens de caixas d’água e o bloqueio de transmissão dos casos de dengue.
O bloqueio dos casos de dengue se dá por uma visita dos agentes da Vigilância Epidemiológica em Saúde à pessoas que tiveram a doença. Ações como pulverização a pé no raio de 150 metros da residência da pessoa com incidência da dengue também são realizadas.
“É preciso que haja uma adesão dos moradores às medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença, ou seja, eles devem eliminar rotineiramente os depósitos de água nos quintais, que servem como criadouros para o Aedes aegypti”, alerta o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.
Disque-Dengue
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque-Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito transmissor deve ligar para o telefone 3228-5394. Nesse telefone o morador também solicita visitas domiciliares, telagens de caixa d’água e outras orientações relacionadas à dengue.