Município oferece tratamento contra Hanseníase
Na Serra, o atendimento especializado acontece nas Unidades Regionais

Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS
O último domingo do mês de janeiro é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, uma das doenças de pele que acomete grande parcela da população.
No município, o atendimento especializado acontece nas Unidades Regionais de Novo Horizonte, Boa Vista, Serra Sede, Feu Rosa, Jacaraípe e Serra Dourada e a medicação é retirada gratuitamente na própria unidade.
A preocupação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é com o grande número de pessoas diagnosticadas tardiamente e com o percentual ainda baixo de realização de exames nas pessoas que convivem no mesmo domicílio com os portadores da hanseníase.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) disponibiliza atendimento dermatológico para avaliação de pele e diagnóstico de casos de hanseníase em todas as unidades de saúde. Caso a avaliação se confirme, o paciente é encaminhado para tratamento com o médico especialista.
De acordo com a Referência Técnica da Hanseníase na Secretaria de Saúde, Patrícia Pereira Taboado, “se aparecerem manchas avermelhadas ou brancas com alteração de sensibilidade e engrossamento dos nervos e peles, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e marcar uma consulta”, afirma Patrícia.
Dia Mundial de Combate à Hanseníase
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase foi criado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) em 1954, a pedido do jornalista francês Raoul Follereau, conhecido na época do isolamento compulsório para as pessoas acometidas pela hanseníase, como “o pai dos leprosos”. Follereau dizia que era necessário um dia mundial de combate à “lepra”, como era conhecida a doença, para que um dia ela deixasse de existir.
O que você deve saber sobre a doença
A hanseníase é uma doença comum no Brasil, causada por um micróbio que ataca a pele e os nervos, principalmente dos braços e das pernas.
Os principais sinais e sintomas de hanseníase são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés.
A hanseníase é transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença, principalmente através da respiração durante o convívio diário.
Locais de tratamento:
Unidade Regional de Boa Vista - Endereço: Rua Elias Thomaz, s/n, próximo Creche Casulo Menino Jesus
Unidade Regional de Feu Rosa - Endereço: Rua Vitória Régia, s/n, ao lado Escola Marinete Lira,
Unidade Regional de Jacaraípe - Endereço: Av. Minas Gerais, s/n,
Unidade Regional de Novo Horizonte - Endereço: Av. Brasil, s/n.
Unidade Regional de Serra Dourada - Endereço: Av. Brasília, s/n – Serra Dourada II.
Unidade Regional de Serra Sede - Endereço: Rua Independência, n° 09, Caçaroca.