Rede de Frio: sala de armazenamento de vacinas recebe reforma

A ampliação e modernização do espaço qualifica o serviço de imunização no município

Rede de Frio: sala de armazenamento de vacinas recebe reforma

Texto e foto: Simone Delevedove

A Rede de Frio, local onde são armazenadas as vacinas no município, passou por ampliações e modernização e recebeu nesta terça-feira (06) a visita de várias autoridades, entre elas a vice-prefeita, Lourência Riani; a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo; o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin; as subsecretárias de Administração e Recursos Humanos, Cristiane Stem, e de Gestão em Saúde, Eida Gonsalves; entre outras.

O espaço agora conta com uma nova sala de armazenamento paras as vacinas, com 10 câmaras frias de alta tecnologia, que permitem maior controle de temperatura e em tempo real, qualificando o serviço de imunização. Além da sala de armazenamento das vacinas, a nova sede também ampliou o almoxarifado, a sala de preparação de caixas térmicas e a administração do serviço, oferecendo melhores condições de trabalho para a equipe.

De acordo com a vice-prefeita, Lourência Riani, “as obras executadas no setor são sempre uma nova conquista, principalmente em um município onde 90% da população é usuária do Sistema Único de Saúde”.

A Rede de Frio possui um controle de qualidade rigoroso, que registra as temperaturas durante 24 horas. O sistema é automatizado, sendo monitorado por funcionários treinados e programado para disparar alarmes se a temperatura alcançar um valor de risco para a conservação das vacinas. Caso a temperatura das câmaras tenha alguma alteração, a pessoa responsável pelo local receberá uma ligação.

De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal, “é importante ressaltar que gestantes, idosos, crianças e adolescentes devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber as vacinas que estão disponíveis para cada faixa etária”.

As vacinas são compostas por substâncias sensíveis, que podem ser prejudicadas se não forem conservadas em temperaturas específicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) elas precisam ser conservadas em temperaturas entre 2˚ e 8˚C. A exposição ao calor ou frio excessivo pode causar sérios danos, reduzindo a potência e diminuindo a chance de proteção de quem recebeu a dose.

Vacinas

Atualmente, o município disponibiliza aos pacientes 47 vacinas. Para tomá-las, basta se dirigir a uma unidade de saúde, portando documentos pessoais e cartão de vacinação. Para as crianças, o responsável deve levar o cartão de vacina do menor.