Balneabilidade: 21 pontos próprios para banho na Serra

Entre os pontos que estão próprios, a maioria está em condições consideradas excelentes

Balneabilidade: 21 pontos  próprios para banho na Serra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Acervo Secom

A Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), informa que a maioria dos pontos do litoral da Serra estão próprios para banho. De acordo com a última análise, divulgada nesta quinta-feira (15), 21 dos 26 pontos monitorados nas praias do município estão próprios para banho.

Entre os pontos que estão próprios, a maioria está em condições consideradas excelentes, em uma escala dividida nas categorias Excelente, Muito Boa e Satisfatória.

A análise é válida até a próxima sexta-feira (23/01/2026). Para mais informações sobre a balneabilidade das praias da Serra, inclusive com a localização no mapa, acesse este link: http://www.serra.es.gov.br/site/pagina/balneabilidade-das-praias.

Cabe destacar que os critérios da balneabilidade são definidos pela Resolução CONAMA nº.274/2000 e devem considerar os resultados de um conjunto de análises realizadas nas últimas cinco semanas.

Essas condições, inclusive, podem sofrer influência das chuvas, que levam detritos para o mar que alteram temporariamente a situação da balneabilidade. 

Melhorias

A Prefeitura está investindo em melhorias para tornar a experiência nas praias da Serra cada vez mais segura e agradável para os banhistas. Para isso, irá renovar a sinalização sobre as condições de balneabilidade, com novas placas indicativas. 

As placas contam com QR codes que permite a consulta das condições de balneabilidade naquele local. É importante destacar que a Prefeitura da Serra disponibiliza o histórico das últimas cinco análises de balneabilidade, garantindo a transparência da informação.