Bloco do PETI leva conscientização contra o trabalho infantil e a exploração sexual durante o Carnaval
Ação da Secretaria de Assistência Social marcou presença no Sambão do Povo e no esquenta do Carnaval de Jacaraípe, unindo folia, informação e proteção de direitos
Texto: Sâmia de Oliveira
- Foto: Divulgação
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou neste fim de semana uma mobilização de conscientização durante a programação de Carnaval no município. A ação aconteceu com o Bloco do PETI, Bloco da Proteção de Crianças e Adolescentes contra o Trabalho Infantil e a Exploração Sexual, levando informação, orientação e cuidado em meio à alegria da folia.
No sábado (07), o bloco desfilou no Sambão do Povo e, no domingo (08), esteve presente no esquenta para o Carnaval de Jacaraípe, reforçando a importância da proteção integral de crianças e adolescentes e chamando a atenção para um tema que precisa estar no centro das discussões, especialmente em períodos de grande movimentação nas ruas.
A primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande, é madrinha do Bloco do PETI e reforçou junto à rede de proteção, o compromisso com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Durante as ações, a equipe da Semas dialogou com o público, distribuiu orientações e reforçou a mensagem de que criança não deve trabalhar e que a infância deve ser vivida com dignidade, segurança e direitos garantidos.
A secretária municipal de Assistência Social, Graziella Dalla Pagani, destacou o compromisso da gestão municipal com a defesa da infância e adolescência. “No ritmo da folia, levamos para a rua um recado que não pode passar despercebido: criança não trabalha. Criança é para brincar, estudar e sonhar. É nosso dever, enquanto sociedade e poder público, proteger e garantir direitos”, afirmou.
A Prefeitura da Serra reforça que a atuação no Carnaval integra o conjunto de ações de prevenção e enfrentamento às violações de direitos, com foco na proteção de crianças e adolescentes. As ações buscam fortalecer a rede de proteção e ampliar a conscientização junto à população, promovendo um município mais seguro e justo para todos.