Maio Amarelo: mais de 1.300 pessoas impactadas na primeira semana

Com o tema ?Paz no trânsito começa por você?, a Serra propaga a campanha por um trânsito mais seguro

Maio Amarelo: mais de 1.300 pessoas impactadas na primeira semana

Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis - Secom/PMS

A campanha Maio Amarelo de 2024 completa uma semana nesta quinta-feira, dia 9. Celebrando o tema “Paz no trânsito começa por você”, o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), já realizou uma série de ações educativas em escolas municipais e empresas privadas.

O objetivo é disseminar a importância de praticar a educação, a empatia e o respeito para colaborar em um trânsito mais seguro. Somente nesta primeira semana, o NET levou ações educativas para cerca de 1.200 e 180 funcionários das empresas Grupo Fio Forte e EDP Escelsa.

"Esse é um mês importante para fomentar a prática do trânsito seguro. Foram mais de 1.300 pessoas impactadas na primeira semana, em um mês com diversas programações na Serra. Desde o começo do ano o município apresentou uma queda de 35% em óbitos no trânsito. Essas ações corroboram para diminuirmos ainda mais esse índice", explica o diretor do DOT, Fábio Alves.

“Estamos levando o Núcleo de Educação para o Trânsito para todas as faixas etárias. A nossa missão é propagar, cada vez mais, a mensagem do trânsito seguro e da empatia, do pensar no próximo. Nossas ações do Maio Amarelo vão até o dia 28, mas as iniciativas são trabalhadas durante todo o ano”, pontua a chefe do NET, Rosemary Kehler.

Durante todo o ano, o NET já trabalha assiduamente com o “Transitando”, uma disciplina de educação no trânsito inserida na grade curricular dos alunos das escolas municipais. Com esse projeto, os pequenos entendem a importância da faixa de pedestre, sinalização, semáforos e, principalmente, sobre o respeito com a vida do próximo.

Nesta sexta-feira, dia 10, o DOT também participará de uma ação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) na Avenida Norte Sul, levando uma blitz educativa com as mais variadas orientações ao trânsito. Também participarão da ação a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária Eco-101.