Serra registra redução em crimes contra o patrimônio e vítimas fatais no trânsito

Dados foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)

Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis/Secom

A quinta reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) aconteceu nesta quinta-feira, dia 9, e concretizou dados da segurança pública na Serra referentes ao primeiro quadrimestre de 2024, ou seja, os primeiros quatro meses do ano. O GGIM é um encontro com todos os setores envolvidos na segurança do município e utilizado para expor os dados e debater as devidas estratégias.

A reunião é realizada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e conta com a participação de outras pastas da Prefeitura da Serra, como a Secretaria de Assistência Social (Semas) e a Secretaria de Direitos Humanos (Sedir). Também participam as demais forças de segurança que atuam no município, além de representantes do meio judicial.

O encontro também contou com a presença do Procurador da República, Jorge Munhoz, com objetivo de interligar mais uma esfera da segurança pública e ampliar as estratégias debatidas.

O índice que mais se destacou foi a taxa de furto e roubo em transportes coletivos, que apresentou uma queda de -38,6%. De janeiro a abril de 2023 foram registrados 759 casos deste crime. Já no mesmo período deste ano, esse número caiu para 466.

O número de vítimas fatais no trânsito também concretizam uma redução que vem desde janeiro. Neste ano, houve 13 óbitos no trânsito da Serra, número 35% menor que o do mesmo período de 2023, quando 20 fatalidades foram registradas.

No geral, os crimes contra o patrimônio apresentaram uma redução de -17,52%, onde 4.337 casos foram registrados no primeiro quadrimestre deste ano. Em abril de 2024, inclusive, foi contabilizado o menor número de crimes contra o patrimônio do ano, com 942 registros.

Os destaques de redução em crimes contra o patrimônio vão para o roubo em em transporte coletivo (-44,3%), roubo em residência condomínio (-35,7%), roubo a pessoa em via pública (-31,5%) e roubo em estabelecimento comercial (-25,5%).

O furto e roubo de veículos também apresentou queda. Nos primeiros quatro meses do ano, foram registrados 504 veículos furtados ou roubados, número que expõe uma redução de 6,1% contra a quantidade registrada em 2023, de 537 casos. Em contrapartida, 274 veículos foram recuperados neste ano com o auxílio de todas as forças de segurança.

O índice de furto e roubo de celular completa as reduções expostas no GGIM, com uma diminuição de 22,7% na taxa. No período de janeiro a abril de 2023, 2.141 casos foram registrados, já em 2024, 1.654 foram contabilizados.