Novo Horizonte terá nova creche com atendimento em tempo integral e estrutura moderna

Parceria entre Prefeitura da Serra e Governo do Estado amplia vagas para crianças da região

Novo Horizonte terá nova creche com atendimento em tempo integral e estrutura moderna


Texto: Elton Lyrio - Foto: Daniel Deamorim

Mais crianças de Novo Horizonte vão ter acesso à educação infantil de qualidade perto de casa. A Prefeitura da Serra assinou ontem, terça-feira (26), a ordem de serviço para a construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro. A obra será realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio de recursos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes).

O prefeito Weverson Meireles destacou que a construção faz parte do compromisso da gestão municipal com a primeira infância, oferecendo não apenas uma educação de qualidade, mas também dignidade para as famílias de Novo Horizonte.

"Estamos dando ordem de serviço de mais um CMEI, em parceria com o Governo do Estado, pela nossa capacidade de planejamento e pela nossa responsabilidade com a primeira infância. Nosso objetivo é ampliar as vagas na educação infantil e, com muito respeito à população de Novo Horizonte, teremos uma nova creche com 50% das vagas em tempo regular e 50% das vagas em tempo integral. Dessa forma, vamos proporcionar segurança para essas crianças e tranquilidade para essas famílias. O pai e a mãe de Novo Horizonte vão contar com mais um ambiente seguro para deixar os seus filhos enquanto buscam o ganha-pão da família”, afirmou.

A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destaca que a nova unidade faz parte das obras do Funpaes, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra, e reforça como a educação tem sido tratada com prioridade pela gestão do prefeito Weverson Meireles.

“Essa já é a segunda ordem de serviço que nós estamos assinando de um CMEI com recursos do Funpaes, no qual fomos contemplados com aproximadamente R$ 45 milhões. Serão seis novas unidades e três ampliações. Tudo isso faz parte de uma parceria sólida e de uma gestão que tem colocado a educação no centro do propósito de uma cidade sustentável, que tem o compromisso de cuidar das nossas crianças e construir um futuro cada vez melhor.”

O governador Ricardo Ferraço destacou a importância da parceria entre Estado e município. “Essa é uma parceria que dá resultado e melhora o dia a dia das pessoas. Demos início à construção de mais uma creche, ampliando oportunidades para nossas crianças e garantindo mais tranquilidade para as famílias. É assim que governamos: trabalhando em parceria com os municípios, com responsabilidade e levando investimentos que transformam a vida das pessoas”, afirmou o governador.

Obra

O novo Centro Municipal de Educação Infantil terá 1.370,11 m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos. O térreo contará com duas salas de aula, sala multiuso, cozinha, ambientes de higienização de alimentos, depósito, área de serviço, sala dos professores, banheiros acessíveis e ambientes administrativos. Já o primeiro andar abrigará oito salas de aula, dois banheiros, lactário e fraldário, garantindo estrutura completa para o atendimento de crianças de diferentes faixas etárias.

A unidade também contará com solários com acesso direto às salas de aula, pátio coberto e descoberto, amplo refeitório e áreas de convivência. O projeto inclui ainda estruturas técnicas de apoio, como castelo d'água, subestação, central de resíduos, casa de bombas e central de gás. A acessibilidade completa está garantida com rampas, escadas de acesso, sanitários adaptados e calçada cidadã, além de soluções sustentáveis, como iluminação em LED e área de arborização e paisagismo.

A construção, orçada em R$ 8.745.923,60 e com prazo de execução de 240 dias, faz parte do programa de expansão da rede municipal de ensino da Serra.