Procon da Serra registra quase 27 mil atendimentos em 2025

Número é referente às atividades realizadas até o mês de novembro

Procon da Serra registra quase 27 mil atendimentos em 2025


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Leandro Pereira/Acervo Secom

Desde o início de 2025, o Procon da Serra realizou 26.991 atendimentos gerais, considerando ações desenvolvidas até o mês de novembro. O número engloba aberturas de processos, ações educativas, atividades de fiscalização, audiências, entre outros serviços oferecidos pelo órgão.

Do total de registros, 13.210 correspondem à abertura de processos, referentes a reclamações iniciais. O setor de serviços financeiros liderou o ranking de queixas, com 6.143 registros, seguido pelo segmento de telecomunicações, com 1.291, e pelo setor de água, energia e gás, que somou 987 ocorrências.

Os atendimentos incluem tanto a rotina diária do órgão quanto ações realizadas em eventos especiais, como o Serra + Cidadã e o Procon Serra nos Bairros.

No que diz respeito à fiscalização, a Divisão de Fiscalização do Procon realizou 1.255 atividades ao longo de 2025. Ao todo, 452 estabelecimentos foram visitados, resultando na lavratura de 451 autos de constatação, 223 autos de notificação, 91 autos de infração, 30 autos de apreensão e uma interdição.

Além das ações punitivas e mediadoras, o órgão também investiu na formação do consumidor. Foram promovidas 61 ações de educação para o consumo consciente e responsável, que alcançaram 2.255 pessoas.

“A marca de quase 27 mil atendimentos reflete a confiança que a população deposita no Procon da Serra. Seguimos vigilantes, especialmente nos setores que mais geram queixas, como o financeiro e o de telecomunicações, garantindo que os direitos do consumidor sejam respeitados em cada canto do município”, destaca a diretora do órgão, Janaína Ferreira.

Atendimento

O atendimento no Procon da Serra ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Pró-Cidadão, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5.416, Portal de Jacaraípe.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o morador ou a moradora pode entrar em contato pelos telefones 3252-7242, 3252-7243, 3252-7295, 3252-7298 e pelo WhatsApp (27) 98128-8533. As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br, com o envio de fotos, vídeos ou outros materiais que auxiliem na apuração.