Sede da 5ª Regional do Conselho Tutelar é inaugurada em Barcelona

Existem conselheiros de plantão a partir das 18h e aos sábados, domingos e feriados.

Sede da 5ª Regional do Conselho Tutelar é inaugurada em Barcelona


Texto: Anete Lacerda - Foto: Matheus Reis

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (30) a sede da 5ª Regional do Conselho Tutelar no bairro Barcelona. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mas existem conselheiros de plantão a partir das 18h e aos sábados, domingos e feriados.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, falou da importância do espaço, que envolveu esforços de muitas pessoas para que o melhor atendimento fosse disponibilizado às crianças e adolescentes e às suas famílias.

“Não podemos esquecer dos pequenos começos. Das pessoas que de fato assumiram o compromisso. Nós todos trabalhamos pela prevenção e queremos atuar antes que os direitos sejam violados. Faço uma homenagem à diretoria anterior e desejo que as crianças e suas famílias sejam muito bem acolhidas nesse lugar. Em nome do nosso prefeito agradeço a todos que fazem parte dessa rede de apoio”, destacou.

A secretária ressaltou que o Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na garantia de direitos e que com a criação desta regional será possível estar mais próximo das famílias. “Assim podemos identificar e atender às necessidades específicas da nossa população. Além disso, teremos a oportunidade de fortalecer a articulação entre diferentes serviços e políticas públicas, promovendo uma rede de proteção mais eficaz”, enfatizou.

Cláudia Cabral, presidente do Conselho da Criança e do Adolescente da Serra (Concase), agradeceu o que o município está oferecendo. “Estamos muito felizes por esse espaço. Foi uma batalha vencida e isso é uma vitória para nossas crianças”, frisou. Ana Camargo, coordenadora do Conselho Tutelar Regional 5, falou da felicidade com a disponibilização desse espaço tão importante. “Estamos à disposição para as parcerias necessárias para oferecer o melhor para as crianças e adolescentes da Serra”.

Kátia Maria, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), lembra que a importância do espaço é proporcional ao número de crianças com direitos violados. “Infelizmente a violência tem crescido entre esse público e ter essa rede de apoio e proteção é fundamental”, pontuou.

Cláudia Silva ressaltou que é importante lembrar que as crianças e adolescentes são o futuro da sociedade, e que ao investir na sua proteção e bem-estar, a Prefeitura da Serra está investindo também em um amanhã mais justo e igualitário. “A presença do Conselho Tutelar aqui é um compromisso com a construção de um ambiente seguro e acolhedor para todos. Essa gestão é vocacionada a cuidar de pessoas, com atendimento cada vez mais humanizado”, conclui.

Serviço

Endereço: 

Rua Alagoinha 121 - Barcelona

Telefone

27 98128-8869

Telefone do plantão (a partir das 18h e aos domingos e feriados)

27 98166-0515