Colab: aplicativo gratuito já atendeu a mais de 2,5 mil demandas na Serra

São 15 serviços disponíveis

Colab: aplicativo gratuito já atendeu a mais de 2,5 mil demandas na Serra


Texto: Djeisan Maria - Foto: Secom

O aplicativo Colab nem completou um ano de uso e já apresenta diversos resultados positivos para os usuários. 70% das demandas apresentadas pelos cidadãos serranos foram solucionadas nesse período.

O Colab foi implantado no final do mês de abril deste ano para dar mais comodidade e respostas rápidas a diversas demandas dos munícipes. O aplicativo que começou a operar com quatro categorias, agora já conta com 15 serviços que podem ser solicitados de forma online.

Atualmente são mais de 2,7 mil pessoas cadastradas e cerca de 2,5 mil demandas apresentadas pela população. O Colab é uma das estratégias da administração para ofertar serviços digitais para a população.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em smartphones nos sistemas Android e IOS, e pode ser utilizado em qualquer parte da cidade, sem necessariamente estar presente em um órgão da prefeitura.

Funciona assim: o morador identifica, por exemplo, um buraco na rua. Ele fotografa e manda no App detalhando local. A prefeitura recebe, encaminha para o setor, que já programa o serviço. Depois, a prefeitura responde ao morador informando sobre o reparo.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade afirma que o Colab representa conforto e praticidade na palma da mão do cidadão.“É isso que oferece o aplicativo, que disponibiliza para os moradores da Serra um canal direto de comunicação com a administração local”, afirma Pedro.

Saiba as categorias que estão disponibilizadas no Colab

- Entulho na calçada / via pública

- Descarte irregular de lixo

- Praia Suja

- Papa-treco

- Maus tratos a animais

- Resgate de cães e gatos feridos de rua

- Resgate ou apreensão de animais silvestres

- Buraco nas vias

- Ocupação irregular de via pública

- Denúncias sobre serviço de táxi

- Irregularidade em Obras, Edificações e/ou Ocupações

- Criação irregular de animais

- Estabelecimento sem alvarás ou licenças

- Denúncia sanitária anônima

- Cadastro arbóreo colaborativo